Notícias

Final Fantasy XVI teria vendido “apenas” 3,5 milhões de cópias

Atualização da Square Enix veio através do analista Hideki Yasuda

por Jean Azevedo
Final Fantasy XVI teria vendido “apenas” 3,5 milhões de cópias

A Square Enix divulgou novas informações sobre as vendas de Final Fantasy XVI, e os números podem ser menores do que o esperado. Segundo o analista japonês Hideki Yasuda, o presidente da empresa, Takashi Kiryu, afirmou que o jogo comercializou pouco mais de 3,5 milhões de cópias desde seu lançamento.

Durante a apresentação dos resultados financeiros, Kiryu mencionou os dados de Final Fantasy XVI ao lado de outros títulos da empresa. Yasuda destacou o impacto dessas vendas no desempenho da editora, principalmente devido à performance de Life is Strange: Double Exposure, que resultou em perdas financeiras.

O analista também comentou sobre o cenário das empresas japonesas no mercado global, mencionando que o domínio mundial de propriedades intelectuais do Japão pode estar próximo. Ele citou a Bandai Namco, Sony Group e Square Enix como exemplos de empresas com potencial para liderar essa expansão.

Vendas de Final Fantasy XVI
(Fonte: Kabutan)

O dia em que IPs nascidas no Japão dominarão o mundo provavelmente está próximo. No centro disso, estão a Bandai Namco e o Sony Group, que possuem a capacidade de criar animações, e a Square Enix Holdings (Square Enix HD). A Square Enix HD teve um grande sucesso com Dragon Quest III: The Seeds of Salvation, que vendeu mais de 2 milhões de cópias, mas isso foi compensado pelas grandes perdas de Life is Strange: Double Exposure, resultando em uma diminuição do lucro operacional no terceiro trimestre do ano fiscal de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, Final Fantasy XVI, lançado em junho de 2023, parece ter vendido pouco mais de 3,5 milhões de cópias até o momento (de acordo com o presidente da Square Enix HD, Takashi Kiryu, durante a apresentação dos resultados financeiros).

Se esses números já incluem a versão de PC da aventura de Clive, então, o port parece não ter atraído tanto a atenção da comunidade. Em junho de 2023, com apenas uma semana de lançamento no PS5, FF XVI já havia vendido 3 milhões de cópias. Ou seja, entre junho de 2023 e março de 2025, apenas 500 mil unidades adicionais foram adquiridas pelos consumidores — algo preocupante para a Square.

Final Fantasy XVI e muitos outros estão em promoção na PS Store

Final Fantasy XVI, Final Fantasy VII Rebirth e Final Fantasy VII Remake são apenas alguns jogos da Square Enix que se encontram com desconto na PS Store. Quer ver a promoção completa? Clique aqui!