Notícias

Final Fantasy VII Rebirth pode ter “lore esquecida” de Sephiroth

Aerith ou Cloud podem ter destinos diferentes se outras mídias que falaram sobre Sephiroth forem levadas em consideração

por Thiago Barros
Final Fantasy VII Rebirth pode ter

Todo mundo já sabe que Final Fantasy VII Rebirth deve ter algumas mudanças em relação o jogo “original”. E o Kotaku levantou uma possibilidade bem interessante de que uma delas seja relacionada ao destino de Sephiroth. Uma espécie de “lote esquecida” do grande vilão da saga pode ajudar a entender como outros personagens podem ser sacrificados para derrotá-lo de verdade.

A teoria vem de acontecimentos do filme que é uma sequência de FF7, Advent Children, e de sua prequel em livro, On the Way to a Smile. Inclusive, Tetsuya Nomora, o lendário produtor responsável pelo título, já havia admitido uma ligação de Final Fantasy VII Rebirth com Advent Children.

Caso não queria spoilers de ambos ou possíveis rumos do jogo, não siga depois daqui.

O principal ponto a ser analisado inicialmente é o final do título original, quando Cloud derrota Sephiroth de uma vez por todas, banindo sua forma astral de dentro do Lifestream. No entanto, em Advent Children, descobrimos que Sephiroth sobreviveu a esse confronto e persistiu depois que Cloud derrotou mais uma manifestação física de seu nêmesis.

Já “On the Way to a Smile” é uma coleção de contos que detalha o que a maioria do elenco fez no período entre o jogo original e o filme e enfatiza a importância da memória para a narrativa como um todo. Quando uma pessoa comum morre, todas as suas emoções, conhecimentos e memórias são dissolvidos na energia cósmica que compõe o Lifestream.

Nesta mesma obra, é revelado que Sephiroth “fez as memórias de Cloud o núcleo de seu ser”. Por isso, enquanto o protagonista lembrar, ele vai existir. “Mesmo que meu espírito se dissipe, que só um fragmento de uma memória percorra o planeta, no final eu posso contar com a consciência de Cloud para me trazer de volta”, diz o vilão em dado momento.

Final Fantasy VII Remake

E aqui entra o plot twist que pode ser a grande novidade de Final Fantasy VII Rebirth: como ele está ligado especificamente a Cloud, enquanto o SOLDIER estiver vivo, haverá uma chance dele retornar.

E Aerith pode interpretar essa intervenção no lifestream e mudar o destino?  A descendente dos Cetra sabe o seu papel nesse ciclo de vida e morte e entende que Cloud precisa ficar vivo para impedir Sephiroth. Essa é sua visão de como o Lifestream deve seguir, por isso ela acaba sendo executada por Sephiroth e confia a missão para o portador da Buster Sword.

Sephiroth vê o Lifestream, essa energia que movimenta o planeta de outra forma. Os pontos de vista dele e de Aerith são bem diferentes e moldam a abordagem da narrativa.

Ao entender que é fruto de uma criação da Shinra, o vilão quer exterminar os humanos por causa de sua ligação com Jenova, sua “mãe” — em Advent Children a substância até traz o Sephiroth de volta à vida através de um sacrifício.

Ele acredita que os humanos são responsáveis ​​pela morte de sua mãe, Jenova, e pela destruição da cidade de Nibelheim. Sephiroth também acredita que os humanos estão corrompendo o planeta Gaia e que ele é o único que pode salvá-lo.

O conflito todo? Ambos querem salvar o Lifestream, mas de formas diferentes e com motivações extremas. No final das contas, em Final Fantasy VII Rebirth veremos a primeira parte do plano de Aerith em execução.

Será que a Square Enix mudará algo para mostrar como o antagonista enxerga as coisas também?

Além de Sephiroth, Zack impactará “todo o mundo” do jogo

Os fãs de Zack Fair, protagonista de Crisis Core: Final Fantasy VII – Reunion, têm mais uma razão para darem uma chance a Final Fantasy VII Rebirth. O personagem promete ser fundamental na segunda parte do remake, pois “impactará todo o mundo” do JRPG. Entenda mais clicando aqui.