Notícias

FIFA 23: apostando no realismo, vídeo de gameplay mostra novas animações

Deep dive mostra como HyperMotion 2 promete deixar o jogo mais real do que nunca

por Thiago Barros
FIFA 23: apostando no realismo, vídeo de gameplay mostra novas animações

A tecnologia HyperMotion, que estreou em FIFA 22, foi um sucesso. E em FIFA 23, os jogadores irão conhecer a sua evolução: a HyperMotion 2. Nesta quarta-feira (27), a EA Sports revelou um deep dive do novo game, focado na sua jogabilidade, com um vídeo de mais de 11 minutos. Nesse ano, o foco, mais do que nunca, será no realismo.

Para melhorar ainda mais o machine learning na captura de movimentos para o jogo, a empresa fez duas partidas de futebol real inteiras, em Zaragoza, na Espanha. Uma com mulheres e outra com homens, para registrar também as diferenças entre eles. Além disso, diversos exercícios de habilidades também foram realizados. Com isso, ao todo, serão mais de 6 mil animações no jogo.

Todo esse trabalho, segundo Sam Rivera, responsável pela Match Experience de FIFA 23, gerou mais de 10 milhões de frames de dados – e todas as animações de atletas no game são baseadas nisso. Ou seja, tudo o que os jogadores virtuais fizerem foi baseado diretamente de algo que os jogadores reais realizaram no campo.

Esses novos movimentos possibilitaram algumas novas funcionalidades que são os destaques detalhados no vídeo. A começar pelo Full Authentic Motion. A EA Sports se dedicou a fazer o famoso balanço dos jogadores em campo. Para quem não está acostumado com o “futebolês”, isso se refere à forma como as equipes se movem coletivamente, para atacar ou defender.

Há várias animações novas de tudo o que você possa imaginar: carrinhos, botes, defesas, chutes, passes, dribles, etc. Um detalhe bacana: jogadores canhotos agora vão rabiscar com suas pernas esquerdas – antes, eles carregavam pra direita pra driblar. Com direito a uma nova física em que pés e mãos reagem à bola de forma mais realista.

FIFA 23 terá 1×1 mais apurado

Além disso, a empresa tentou melhorar o 1×1. Com o novo Technical Dribbling, derivado do Active Touch System dos últimos anos, a ideia foi fazer os jogadores pararem de “deslizar” conforme tocam na bola – algo que acontecia bastante. O AcceleRATE é algo que combina bastante com isso: uma nova forma de classificar a velocidade dos jogadores.

Todo mundo reclama muito do pace abuse no FIFA. Com o novo recurso, isso deve ser menos frequente. Os jogadores terão três arquétipos diferentes: Explosive, Lenghty e Controlled, e as características de aceleração e velocidade serão definidas por isso. É interessante ver como as variações realmente afetam no comportamento dos atletas.

Mbappé deve continuar OP em FIFA 23

Vale destacar o Composed Ball Striking, com finalizações mais apuradas e o novo Power Shot, que promete ser OP – um chute forte, que precisa de tempo para carregar e é completamente manual. Há algo semelhante no eFootball. As bolas paradas também foram alteradas – ficando mais intuitivas, porém bem diferentes dos últimos anos.

Mas nem só de ataque vive o FIFA. Os goleiros também foram redesenhados, com animações novas principalmente para quando saem do gol – levando em conta mais a física real. E, para responder ao Feedback da comunidade sobre as defesas automáticas, a marcação recebeu um redesign interessante, ficando mais inteligente e manual com o recurso ML Jockey.

Jogamos acesso antecipado de FIFA 23

Se a EA quiser realmente terminar o ciclo de FIFA com chave de ouro, precisa dar um jeito nos goleiros de FIFA 23. O MeuPlayStation jogou uma versão de testes do game durante este último final de semana, a convite da desenvolvedora, e a experiência foi bem positiva – até os primeiros “frangos”.

Brincadeiras à parte, o gameplay agrada. A HyperMotion 2 ajudou bastante a deixar o jogo mais realista do que nunca. Combinando esta tecnologia com a ambientação, que também evoluiu bastante, FIFA 23 agradou nas primeiras impressões. Especialmente pela maneira como os atletas se movem dentro de campo. Confira aqui a análise completa.