Notícias

FIFA 22: roubos de contas e moedas preocupam e irritam comunidade

Muitos dos principais influenciadores do jogo estão sendo hackeados, e a EA Sports ainda não se pronunciou sobre o caso

por Thiago Barros
FIFA 22: roubos de contas e moedas preocupam e irritam comunidade

Problemas de segurança se tornaram uma rotina no modo Ultimate Team de FIFA 22. Nas últimas semanas, diversos nomes famosos da comunidade do game tiveram suas contas hackeadas e perderam todas as moedas e cartas do jogo. Com a falta de um posicionamento da EA Sports sobre o assunto, eles se uniram, com um abaixo-assinado nas redes sociais para pedir atenção aos casos.

As vítimas mais recentes foram “FUT Donkey”, um dos maiores “traders” do jogo, e Nick, do canal “Run The Fut Market”, que também é um dos principais nomes em termos de arrecadação de coins no UT e faz lives na Twitch. Antes, grandes influenciadores, como Castro e Bateson, também sofreram com hacks.

E o que acontece, segundo relatos, nem é nada de tão elaborado assim. Os “hackers” estão conseguindo fazer isso com uma “ajuda” do atendimento da EA. Entrando em contato com a companhia, passam os ID’s das contas que querem invadir e pedem que o e-mail que estiver cadastrado seja alterado.

Aparentemente, os alvos são escolhidos pelos próprios rankings do jogo. Os hackers identificam pessoas que têm um alto número de moedas, já que as leaderboards do FIFA 22 ficam disponíveis para todos, e tentam se passar por elas. Outro influenciador famoso do mercado do Ultimate Team, “MattFUTTrading” pediu que a companhia remova esse recurso do game e resolva os casos:

Vale destacar que, além dos casos desses nomes famosos, é possível encontrar uma grande quantidade de relatos de hacks de “pessoas comuns” nas redes sociais. Um integrante do MeuPlayStation, inclusive, também passou por isso há alguns meses – mas conseguiu recuperar a conta e as coins depois de uma semana, após múltiplos contatos com o suporte da EA Sports.

O perfil “BobbieTrading” no Twitter fez uma lista de influencers que tiveram suas contas hackeadas, relacionando o número de coins roubadas e o suposto valor “real” delas. Nos comentários, uma série de pessoas se manifesta sobre o assunto. Inclusive, uma delas até recebe uma resposta genérica do perfil de ajuda oficial da EA, o EA Help.

O detalhe que mais chama a atenção é a falta de um posicionamento oficial da EA Sports sobre o assunto. O perfil EA FIFA Direct, justamente criado para tratar de assuntos relacionados ao game com a comunidade, não se manifestou sobre o problema até agora. Mesmo sendo marcado, assim como funcionários conhecidos da empresa, em diversos tweets diariamente.

Nessa quinta-feira (6), por exemplo, a conta oficial do jogo publicou a votação de Jogador do Mês da Premier League e, rapidamente, começaram os questionamentos sobre o assunto – como esse tweet do perfil Narcoins.

Funcionários da EA Sports envolvidos em problemas de FIFA 22?

Lembra-se do caso “EA Gate” do ano passado? Quando foi descoberto que funcionários da EA estavam recebendo dinheiro para “dar” itens in-game para alguns jogadores? Pois bem, esse tipo de ação vem sendo levantado pela comunidade como uma possibilidade nas redes sociais novamente, só que agora sobre vazamentos de informações – que viraram comuns no FIFA 22 – e os próprios hacks.

Segundo “FUT Donkey”, “há uma razão para acreditar que um funcionário da EA está envolvido nesses hacks“. Obviamente, é uma acusação grave e que não parece ter provas por enquanto. De qualquer forma, fica registrada a preocupação e indignação de quem se dedica ao Ultimate Team e vem sendo prejudicado.

Além de desejarem recuperar suas contas e seus itens em FIFA 22, muitos usuários revelam que o plano é entrar com ações na justiça contra a EA Sports pelo vazamento de seus dados com as falhas de segurança. Na Europa, onde residem boa parte dos influenciadores, existe uma Lei de Proteção de Dados bem severa.