Notícias

Fãs questionam homenagem a falecido produtor em Sombras da Guerra

Entenda o caso.

por Daniel dos Reis
Fãs questionam homenagem a falecido produtor em Sombras da Guerra

Na última semana você viu aqui que a Monolith e WB Games anunciaram uma espécie de homenagem ao ex-diretor de Terra-Média: Sombras da Guerra, Michael Forgey, vítima de câncer aos 43 anos.

Para honrar o legado do produtor, que era muito querido dentro da equipe, o estúdio anunciou um DLC para o game chamado de Forthog Orc-Slayer (saiba mais clicando aqui). O conteúdo adicional será comercializado por US$ 4.99 e parte dos lucros será destinado a família de Forgey (esposa e três filhos) para que eles possam custear os tratamentos da doença do produtor.

Entretanto, a suposta boa ação não foi tão bem recebida pela comunidade, onde muitos acusaram a Warner Games e o estúdio de tentarem lucrar com o caso, isso porque a revelação da ação contava com letrinhas miúdas e uma análise mais criteriosa revelava que: nem todas as vendas (vendas realizadas a partir de alguns estados dos Estados Unidos não teriam seus lucros repartidos com a família) faziam parte da ação.

Além disso, vendas internacionais (fora dos Estados Unidos) também não seriam compartilhadas com a família do desenvolvedor.

A falta de clareza na ação motivou muitos sites e fãs a questionaram a Warner Bros e a Monolith, estúdio responsável, sobre os verdadeiros termos do contrato e de que forma tudo será contabilizado.

No Twitter, o perfil oficial do jogo tentou esclarecer a situação, explicando que nem a WB ou a Monolith se beneficiarão com quaisquer vendas do DLC, independente do território em que ele seja comercializado.

Mesmo assim, ainda não ficou claro para onde vão todos os valores arrecadados. A outra parte, além daquela partilhada com a família, para onde irá? Já que muitas pessoas estão aderindo, ao que parece ser uma boa causa, seria importante as partes envolvidas deixar tudo transparente.

Já o site Polygon, em um artigo destaca como o estúdio poderia homenagear o produtor sem protagonizar polêmicas e cita a EA como um bom exemplo para a situação.

O portal explica um caso semelhante. Quando Simon Humber, um dos produtores da série FIFA, também vítima de câncer, faleceu, a EA adicionou ao game, gratuitamente, o estádio do Portsmouth, clube do coração de Humber, colocando uma coroa de flores embaixo de uma das traves dos gols.

Outro exemplo envolve a Chapecoense, equipe brasileira vítima de um terrível desastre aéreo no final do ano passado. Na ocasião, a EA adicionou escudo e uniformes do clube no Ultimate Team – gratuitamente – e ainda tornou todos estes itens inegociáveis no jogo, evitando que oportunistas pudessem faturar com os itens nos leilões in-game.

O redator ainda conclui:

É assim que você homenageia. Você torna algo especial que todos podem ter, não apenas aqueles que estão dispostos a pagar. Dar diretamente a boas causas ou à família do falecido também é um ato nobre.

De toda maneira, esta ação, que aparentemente pode ser uma boa forma de ajudar a família do falecido, precisa ser definitivamente esclarecida, até para não manchar a imagem das empresas envolvidas.