Notícias

Facção criminosa brasileira utiliza a PlayStation Network para se comunicar

A Policia Federal acredita que os integrantes do PCC se cansaram das alternativas convencionais de comunicação

por Valdecir Emboava
Facção criminosa brasileira utiliza a PlayStation Network para se comunicar

O Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das maiores organizações criminosas da América Latina, usa a PlayStation Network como um de seus principais meios de comunicação. As informações foram divulgadas na última segunda-feira (19), pelo jornal Estadão.

Conforme relatado pelo veículo, a Polícia Federal descobriu que os integrantes da facção se cadastravam na PSN e usavam a party do sistema para as reuniões. Essas conversas corriam normalmente através do chat de voz, sendo a maioria delas para discutir as próximas ações do grupo. Segundo um trecho da reportagem (via Olhar Digital):

O que as redes sociais haviam embaralhado e subtraído da polícia na década passada — por meio da oferta de comunicação criptografada — os videogames ampliaram.

PlayStation Network
(FONTE: reprodução/PlayStation)

As autoridades acreditam que a PlayStation Network era a preferência da comunicação entre os criminosos, por permitir conversas em texto e em voz. Como eles, aparentemente, estavam cansados das alternativas tradicionais, viram uma oportunidade na PSN.

Além disso, a PF também relatou que os criminosos pagavam parte das ações do grupo através de criptomoedas como o BitCoin.

7 dicas fundamentais para manter a segurança da sua PlayStation Network

Aproveitando a ocasião, nada melhor do que rever alguns conceitos para proteger a sua PSN, não é mesmo? O MeuPlayStation te ajuda nessa com sete dicas fundamentais para manter a segurança da sua conta. Saiba aqui!