Notícias

Acessível para todos! Fã cria adaptador para jogar PS5 com apenas uma mão

O youtuber "Akaki Kuumeri" foi responsável pela criação do dispositivo

por Valdecir Emboava
Acessível para todos! Fã cria adaptador para jogar PS5 com apenas uma mão

Nos últimos anos, a indústria de games deu passos largos no que diz respeito à acessibilidade. Como novas ideias são sempre muito bem-vindas, um fã criou um adaptador para jogar PS5 apenas com uma das mãos.

O youtuber “Akaki Kuumeri” criou o dispositivo para participar do “The Controller Project“. O evento é realizado pela PrusaPrinters e incentiva projetos de acessibilidade nos jogos para pessoas com algum tipo de limitação. O resultado você confere no vídeo abaixo:

Kuumeri utilizou uma espécie de “sapatilha de borracha” adaptada no analógico do DualSense, que pode ser apoiada em algum plano e usada para controlar o personagem na tela conforme o comando do jogador. Para a demonstração, o youtuber jogou games que demandam bastante ação, como Rocket League, GTA V e Yakuza.

Os gatilhos traseiros também foram adaptados no lado esquerdo do controle, então, os botões L1 e L2 estão a poucos centímetros de distância do R1 e R2 — possibilitando o comando sem precisar da outra mão.

Alguns jogos do PS5 são “um pouco difíceis de manejar” durante o gameplay, mas ainda assim, o dispositivo é uma ótima opção para quem não pode jogar com as duas mãos. Aos que tiverem interesse nas peças, Kumeri também disponibilizou o arquivo com os assets para a impressão 3D na descrição do vídeo.

Sony lança site de acessibilidade para usuários de PS4 e PS5

Em dezembro, a Sony inaugurou um site da PlayStation com recursos de acessibilidade para usuários de PS4 e PS5, que permite a customização de seus consoles conforme as necessidades individuais de cada um. Saiba mais!