Notícias

Ex-Ubisoft sobre exclusivo de PlayStation cancelado: “um verdadeiro escândalo”

Cancelado em 2021, título exclusivo de PS4 teria sido afetado por problemas internos na empresa

por André Custodio
Ex-Ubisoft sobre exclusivo de PlayStation cancelado:

Anos após o exclusivo de PS4, Wild, ser cancelado pela Ubisoft, o diretor do game, Michel Ancel, decidiu expor tudo. Em declaração recente, o ex-designer da empresa francesa revelou que seu game foi amplamente impactado por problemas internos.

Considerado “um verdadeiro escândalo”, o encerramento do projeto da Wild Sheep Studio ocorreu logo após seus direitos serem adquiridos pela Ubisoft. Segundo Ancel, a Sony fez uma boa proposta pelo jogo, mas decisões erradas culminaram no “destino infeliz”.

Ele explica que Wild possuía uma versão jogável “muito boa”, mas que estagnou ao adiar sua atualização para o PS5. Com a produção desacelerada, grandes mudanças de gestão da Sony fizeram o game partir para as mãos da companhia francesa.

Crise na Ubisoft impacta desenvolvimento de Wild

Quando a Sony se arrumou internamente, ela fez uma proposta de publicação para os atuais detentores de Wild que supostamente “dobraria o orçamento”. Porém, como os contratos editoriais estavam “avançados”, a negociação foi interrompida.

“Foi durante esse período que eu me esgotei e, infelizmente, o jogo caiu nas mãos do departamento editorial do estúdio de Paris, que estava um caos”, explicou Ancel, mencionando os escândalos de más condutas sexuais envolvendo Tommy François.

Eu não estava mais lá para defender o jogo, que foi literalmente esmagado por pessoas deste departamento que estavam pedindo todos os tipos de mudanças sem realmente jogá-lo. Um verdadeiro escândalo. Depois de dois anos de perambulação, Wild foi abandonado sob o pretexto de que não correspondia mais ao conceito inicial.

Anunciado em 2014, Wild era um game de sobrevivência e ação que chegou a ter um trailer exibido. Ele seria publicado pela Sony Interactive Entertainment e estava em desenvolvimento pela recém-formada Wild Sheep Studio.

Aparentemente, materiais brutos do game ainda estão guardados com Ancel, que ficaria “muito feliz” em mostrá-los algum dia.