Notícias

Ex-BioWare explica porque The Witcher 3 é melhor que Dragon Age Inquisition

Aaryn Flynn se culpou por subestimar a dificuldade de desenvolver Dragon Age com base na Frostbite

por Valdecir Emboava
Ex-BioWare explica porque The Witcher 3 é melhor que Dragon Age Inquisition

Criação da CD Projekt RED, The Witcher 3 é um dos RPGs de fantasia mais influentes da atualidade e até os executivos da concorrência concordam com isso. Recentemente, o ex-gerente geral da BioWare, Aaryn Flynn, admitiu que a aventura do bruxão é melhor que Dragon Age: Inquisition, game no qual trabalhou.

Em entrevista ao “For The Win”, do site USA Today, Flynn revelou que o desenvolvimento de Inquisition foi prejudicado pela Frostbite, motor gráfico usado pela DICE nos títulos da franquia Battlefield. Além disso, a produção teve problemas relacionados ao crossgen do PS3/Xbox 360 para o PS4/Xbox One.

O maior compromisso veio do fato de que tivemos que lançar Inquisition no Xbox 360 e no PS3, e ao mesmo tempo no PS4 e no Xbox One. Isso esmagou a ambição, porque não tínhamos uma equipe ou tempo suficiente para diferenciar essas coisas [produção entre gerações].

Então você tem que desenvolver com base no menor denominador comum e, quando isso aconteceu, certamente prejudicou algumas expectativas e ambições que tínhamos para implementar certos recursos divertidos ao gameplay.

Em contraste, a CD Projekt RED não fez isso com The Witcher 3 alguns meses depois, e acho que o jogo deles foi melhor por isso.

Capa de The Witcher 3.
(FONTE: reprodução)

Flynn também sugeriu que a decisão de lançar Dragon Age Inquisition para ambas as gerações veio de cima, possivelmente dos executivos da EA. Ele também se culpa por ter subestimado a dificuldade de desenvolver com base na Frostbite: “eu gostaria de ter entendido o atrito que o motor criou para nós construirmos um tipo muito diferente de jogo”, lamentou.

Após sete anos, dev de The Witcher 3 revela segredo sobre missão

The Witcher 3 segue surpreendendo os fãs mesmo sete anos após a sua estreia. Recentemente, Philip Weber, designer de missões do jogo, revelou um segredo sobre o DLC Blood and Wine em uma transmissão na Twitch. Saiba mais!