Notícias

Compare: PlayStation 5 vs PlayStation 4 Pro vs PlayStation 4 FAT

Novo hardware pode ser até 5 vezes mais poderoso do que o PS4 comum.

por Daniel dos Reis
Compare: PlayStation 5 vs PlayStation 4 Pro vs PlayStation 4 FAT

Após muito tempo de espera, a Sony revelou hoje (18) as especificações técnicas do PlayStation 5. A boa nova veio através de Mark Cerny, arquiteto-chefe do novo console da firma japonesa em uma publicação no PlayStation Blog.

O tão aguardado console next-gen de PlayStation virá com as seguintes configurações: 1

E é um ótimo momento para relembrarmos as especificações dos dois modelos de PlayStation 4. Ainda que não seja exatamente a melhor maneira de determinar o quão mais avançado o PS5 vai ser, serve como comparativo. Afinal, já são quase sete anos de diferença….o salto tem de ser significativo!

Em 2013, o modelo “FAT” do PS4 chegava com oito cores da AMD – arquitetura x86 – com uma GPU que entregava 1.84 teraflops ao preço de US$ 400. Três anos mais tarde, a Sony colocava nas prateleiras o modelo PRO. A intenção era oferecer uma versão mais “premium” para os entusiastas. O PS4 Pro era duas vezes mais poderoso e contava com diferenciais como: 1 GB de RAM extra só para aplicativos – fans da Netflix agradeceram! – e o “Boost Mode”, que prometia dar um empurrãozinho em determinados jogos.

2

O PlayStation 5, quando comparado com o PS4 Pro, promete ser até quase 3 vezes mais poderoso – em termos de processamento de GPU. Mas seu diferencial deve ficar mesmo pela maior disponibilidade de memória RAM, SSD de alta velocidade e o ray tracing diretamente no hardware.

Atualizando…