Notícias

Fim da treta? Especialistas analisam briga entre Sony e empresa de placas para PS5

DBrand ficou conhecida por produzir placas customizáveis do PS5, mas levou um "apavoro" da empresa japonesa

por Raphael Batista
Fim da treta? Especialistas analisam briga entre Sony e empresa de placas para PS5

A empresa DBrand é alvo de um processo da Sony em razão da produção de placas customizáveis para o PS5. Mesmo com ameaças, a companhia lançou o produto com um design modificado que, segundo os criadores, “neutraliza quaisquer reclamações de direitos autorais”.

Essa grande confusão gerou um questionamento na cabeça dos fãs: “a Sony tem razão para mover uma ação legal?” A fim de responder a pergunta, o site Gameindustry reuniu alguns especialistas que comentaram sobre o assunto.

1
DBrand agradeceu ironicamente à Sony e disse “evitando os processos”.

Brian Sommer, da Immix Law, apontou que um dos principais problemas encontra-se no uso de logotipos originais da PlayStation nas placas da DBrand. Segundo o advogado, os consumidores poderiam pensar que os produtos fossem licenciados ou tivessem uma conexão direta com a marca japonesa.

Por outro lado, Pete Lewin, associado sênior da Wiggin LLP, levantou a questão sobre o próprio desejo dos consumidores. Se a fonte original não provê alternativas acessíveis, então “é natural a tentativa de terceiros para preencher a lacuna, dependendo de uma série de fatores como aparência física e funcionalidade”. Ele até mesmo citou, como bom exemplo, o funcionamento do Xbox Design Lab, site oficial da marca Xbox que permite customizações de acessórios.

O processo da Sony vai para frente?

Richard Hoeg, do The Hoeg Law Firm, acredita que o novo design lançado pela DBrand é “o suficiente para se diferenciar do original da Sony, mas pode depender do tribunal considerar tais alterações”. Eric Perrot, sócio da Gerben Law Firm, reforça a opinião do colega, mas fez um adendo: a Sony deve examinar a embalagem e o marketing da produtora das placas a fim de garantir que os consumidores não sejam confundidos.

Por enquanto, a Sony não revelou se dará continuidade à ação legal, mas fato é que as Darkplates 2.0 estão à venda e a DBrand não parece disposta a encerrar os negócios.