Especialista prevê queda na indústria dos games em 2024
Mat Piscatella, da Circana, acredita que só um novo hit como Hogwarts Legacy poderia tornar o cenário mais positivo
A indústria dos games começou 2024 sendo afetada por muitas demissões em grandes empresas, estúdios fechados e uma enorme incerteza acerca do seu futuro. E para o analista Mat Piscatella, especialista na análise de dados do mercado de jogos eletrônicos na firma Circana, a tendência é de que o ano realmente não seja dos melhores.
Em entrevista ao Games Industry, Piscatella disse que, em previsão otimista, a indústria dos games fecharia 2024 com uma queda de 2% na arrecadação. Porém, pode ser bem pior.
“Neste momento, minha perspectiva mais otimista está cerca de 2% abaixo. Se você começar a olhar um pouco mais pessimista, está olhando para cerca de 10% abaixo. Mas se as coisas realmente saírem dos trilhos, você estaria olhando para um pouco mais”, comentou.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation
Mat destaca que a grande questão é que não parece que teremos um grande hit como Hogwarts Legacy, que fez história em 2023, para “salvar” essa temporada. Inclusive, os dois games de maior sucesso deste ano, vieram “do nada”, então provavelmente será preciso pelo menos mais um grande blockbuster para conseguir virar esse jogo.
“Helldivers 2 e Palworld fizeram um trabalho pesado no início do ano, mas estamos enfrentando uma comparação com o ano passado que teve Hogwarts Legacy, que foi um enorme sucesso. Por isso, precisamos de outro jogo além de Helldivers e Palworld para tentar igualar o que Hogwarts estava fazendo no ano passado, e ainda está fazendo um ano depois”, completou.
GTA 6 é esperança de melhoras para a indústria dos games
Sabe aquela expressão de carregar o time/a indústria/o programa nas costas? Pois bem, de acordo com Piscatella, esse é o papel que GTA 6 terá que cumprir com a indústria dos games quando for disponibilizado para o público, muito provavelmente em 2025. Para ele, este é o lançamento mais importante da história dos videogames.