Notícias

Acabou! Epic Games vence Google no tribunal após 3 anos de disputa

Júri decretou que a Google exerce poder de monopólio através de sua loja em dispositivos Android

por André Custodio
Acabou! Epic Games vence Google no tribunal após 3 anos de disputa

Na última segunda-feira (11), um tribunal da Califórnia, EUA, decretou a vitória da Epic Games contra a Google no processo envolvendo monopólio ilegal. Agora, o caso retornará ao júri, que definirá como o dano causado pelo abuso de controle nas lojas Android será remediado.

A Epic Games processou a Google e a Apple em 2020, acusando as empresas de abusarem do controle das lojas de aplicativos em dispositivos móveis. Com isso, Fortnite chegou a ser restringido, com um banimento determinado não apenas em celulares, mas em equipamentos macOS.

Esse imbróglio teria ocorrido após diversas reclamações de desenvolvedores sobre taxas “injustas” cobradas pelas corporações para hospedar apps em suas plataformas. Porém, anos depois, um raro revés foi decretado pelo tribunal norte-americano e a Google possivelmente reparará danos.

A decisão foi comemorada pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney. Em postagem nas suas redes sociais, o executivo também confirmou que Fortnite deve voltar aos dispositivos Android já em janeiro, com data ainda a ser confirmada.

Vitória sobre a Google! Após 4 semanas de depoimentos detalhados no tribunal, o júri da Califórnia decidiu contra o monopólio do Google Play em todas as acusações. O trabalho do Tribunal sobre soluções terá início em Janeiro. Obrigado pelo apoio e fé de todos! Fortnite grátis!

A decisão determina que existe um mercado antitruste em dispositivos Android, com a intenção da Google em manter “intencionalmente poder de monopólio ao se envolver em conduta anticompetitiva”. O veredito também menciona vínculos ilegais, resultando em danos à Epic Games.

Google recorrerá à decisão favorável a Epic Games

O vice-presidente da Google para assuntos governamentais e políticas públicas, Wilson White, confirmou que recorrerá à determinação do tribunal. De acordo com o representante, o caso ainda poderá se estender por meses ou anos.

Continuaremos a defender o modelo de negócios Android e permaneceremos profundamente comprometidos com nossos usuários, parceiros e com o ecossistema Android mais amplo.

O que você achou dessa conclusão? Será que agora veremos Fortnite em mais plataformas? Comente!