Notícias

Epic Games elogia arquitetura de armazenamento do PS5: “revolucionária”

Tim Sweeney, diretor executivo da Epic, se impressionou com o resultado final do console

por Vinícius Paráboa
Epic Games elogia arquitetura de armazenamento do PS5:

Tim Sweeney, diretor executivo da Epic Games, rasgou elogios à arquitetura de armazenamento do PS5, definida como revolucionária. Ele conversou com Mark Cerny, arquiteto da Sony, nos últimos anos para ter uma noção do potencial da nova geração – e ficou impressionado no fim das contas. Vale lembrar que a Epic é a criadora da Unreal Engine.

Em entrevista ao GamesRadar, Sweeney afirma que os debates com Cerny não se limitaram aos gráficos do console. O objetivo dos desenvolvedores era diminuir o tempo de produção dos games, algo possível exatamente por conta da arquitetura do PlayStation 5.

Há três ou quatro anos começamos a conversar com Mark Cerny sobre as possibilidades da nova geração. E a Sony fez um trabalho fantástico ao criar uma nova plataforma em torno de um armazenamento que poderia ser revolucionado. O PS5 não foi construído para ser apenas um grande corpo de memória, mas também para ter uma largura de banda muito alta e estrutura de baixa latência.

Na mesma entrevista, Nick Penwarden, vice-presidente de engenharia da Epic, lembrou da amostra da Unreal Engine 5 no PS5. Segundo ele, como a empresa já colaborava com a gigante japonesa há muito tempo, o console foi o escolhido para demonstrar o motor gráfico.

Renderizar micropolígonos de uma cena com 20 bilhões de polígonos é bem difícil. Mas ser capaz de levar aqueles dados à memória é um desafio crítico. E como resultado de anos de discussões e esforços aquele foi uma oportunidade perfeita para nos unirmos (com a Sony) e mostrar os frutos com pixels na tela.

PS5 vende bem nas primeiras semanas

Segundo números levantados pelo Digitimes, o PS5 teve um belo início no mercado de games: nas quatro semanas após sua estreia, o console vendeu 3,4 milhões de unidades, recorde entre todas as versões de PlayStation. Saiba mais aqui!