Notícias

Engenheiro da Sony explica o motivo do tamanho do PS5 ser tão “avantajado”

A ventoinha do PS5 é o grande responsável pelas dimensões do console

por Vítor Amorim Heringer
Engenheiro da Sony explica o motivo do tamanho do PS5 ser tão

Em entrevista ao site Nikkei Xtech, o engenheiro mecânico e designer de hardware do PS5, Yasuhiro Ootori, explica que o cooler do console é o principal responsável pelo considerável tamanho do PS5. A ventoinha tem 120 mm de diâmetro e 45 mm de espessura, indo de um lado, até o outro do videogame.

Ootori, conhecido pelo recém-vídeo de desmontagem do PS5, argumenta que o console poderia ser menor, caso dividisse a ventoinha em duas, no entanto, aumentaria o custo de produção. Além disso, controlar dois coolers exige mais do hardware do que apenas uma.

O tamanho da ventoinha determinou o tamanho do PS5. Isso ocorre, pois a espessura do ventilador de refrigeração é definida como o padrão para a largura (altura no caso de instalação horizontal) quando o PS5 é instalado verticalmente. O PS5, quando colocado verticalmente, é assimétrico visto de frente, e a parte inferior do lado direito é mais espessa. A estrutura é dessa maneira por conta da unidade de disco óptico que existe lá.

 

Cooler PS5
Cooler é o “culpado” pelas dimensões do PS5. (Foto: Reprodução/PlayStation)

Vale notar que o sistema de refrigeração é um dos pontos mais importantes para a durabilidade do PS5. Pelo visto, a Sony estudou por anos até definir toda a estrutura de ventilação. Um componente que também se destacou pela sua dimensão foi o dissipador de calor, que preenche praticamente todo o interior do console.

Dissipador de calor PS5
Dissipador de calor do PS5 é responsável por manter a temperatura adequada do console. (Foto: Reprodução/PlayStation)

Dimensões do console

  • PS5: Aprox. 390mm x 104mm x 260mm (largura x altura x profundidade)(não inclui a projeção maior, nem a base)
  • PS5 Edição Digital: Aprox. 390mm x 92mm x 260mm (largura x altura x profundidade)
    (não inclui a projeção maior, nem a base)

Pré-venda do PS5

O PlayStation 5 vai ser lançado no dia 19 de novembro, no Brasil. Novas unidades do console estão à disposição dos interessados. CONFIRA AQUI.