Notícias

Empresa-mãe da 505 Games demite 30% dos funcionários

Grande parte dos cortes de colaboradores foi referente à força de estúdios

por André Custodio
Empresa-mãe da 505 Games demite 30% dos funcionários

A Digital Bros, empresa-mãe da 505 Games demitiu cerca de 30% dos funcionários em escala global. Dessa quantidade, a maior parte dos cortes faz referência a estúdios de jogos, devido à situação econômica pós-pandemia da covid-19.

De acordo com o site oficial, as demissões afetaram os escritórios na Itália, Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, República Tcheca, China, Japão, Austrália e Canadá. Ao todo, essas sedes possuem 442 colaboradores direcionados para os mais variados projetos de entretenimento.

Em comunicado, a Digital Bros teria mencionado as atuais circunstâncias econômicas como determinante para o início de uma reestruturação. Além disso, as demissões visariam um futuro “mais conservador” da empresa, com cada projeto sendo minuciosamente analisado.

O mercado de videogames evoluiu desde a pandemia para ser mais selectivo em termos de novos jogos, com os consumidores a reverterem cada vez mais para propriedades intelectuais bem estabelecidas e a jogarem estes mesmos jogos por períodos mais longos.

A estratégia da Digital Bros teve de se adaptar a este novo e em evolução cenário competitivo e concentrará seus esforços no lançamento de sequências e novas versões de jogos já consagrados e de sucesso, com um número limitado de novas produções de maiores orçamentos.

Este programa não terá impacto na demonstração de lucros e perdas esperada para o ano fiscal de 2023-2024, sem efeito significativo dos custos de reestruturação nos resultados anuais projetados devido às economias resultantes da redução dos custos com a folha de pagamento.

logo da 5050 Games com fundo preto e números dourados.

Ao longo dos últimos anos, a 505 Games, principal estúdio da Digital Bros, trabalhou em Control, Payday 2, Sniper Elite 3, Terraria, Brothers: A Tale of Two Sons e Virginia. No momento, a empresa está desenvolvendo Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes.

Estúdio de Control é mais um afetado por demissões

As demissões na Digital Bros consolidam um ano complicado para a indústria de games. Até outubro deste ano, estima-se que mais de 6.000 pessoas envolvidas com jogos tenham sido dispensadas de seus trabalhos. Clique aqui para saber mais.