Notícias

EA Sports divulga melhorias que fará no FIFA 20

Depois de um 18 conturbado, a EA Sports sonha com a calmaria no FIFA 20. Para isso, promete dar ouvidos a quem mais interessa: os jogadores.

por Thiago Barros
EA Sports divulga melhorias que fará no FIFA 20

Depois de um FIFA 19 conturbado, a EA Sports sonha com a calmaria no FIFA 20. Para isso, promete dar ouvidos a quem mais interessa: os jogadores. Melhorias no gameplay, novidades no Pro Clubs e no Modo Carreira, além de inovações sobre conectividade são os focos de um desenvolvimento que precisa ser o melhor dos últimos anos. Pelo bem da franquia.

E a empresa sabe disso. Em post no “Pitch Notes”, blog que tornou-se o “veículo de comunicação” oficial da companhia com os fifeiros, foi feita uma lista das mudanças que estão sendo realizadas. Algumas delas já haviam sido prometidas no FIFA 19, mas nada mudou. A expectativa da comunidade é de que isso seja real no próximo título. Parece que será.

“Esperamos que esse post deixe um pouco mais claro nosso foco, esclareça nosso trabalho e seja a resposta para muitas perguntas que estamos recebendo. Além disso, mostramos que ouvimos o feedback de vocês. Mas só para deixar claro: essas melhorias não serão feitas no FIFA 19, somente para o próximo título”, diz a nota.

Um detalhe curioso é que não se fala em FIFA 20. Em uma arte de divulgação do EA Play, esse nome até chegou a aparecer, mas há uma série de conteúdos do evento da empresa na E3 em que ele tem o nome resumido a “FIFA”. Será que tem algo aí ou é só coincidência? Saberemos na semana que vem.

Enquanto isso, fique com todas as novidades que a EA promete dar o máximo para implementar no jogo, nas palavras da própria desenvolvedora:

Defesa Manual + Inteligencia Artificial

  • Sistema de Defesa Renovado os sistemas de defesa estão sendo renovados, com a revisão do posicionamento e o ajuste da cadência e do fluxo no gramado. A defesa manual será realçada, resultando em conclusões mais gratificantes para quem a executar.
  • Dividida Planejada é um novo sistema que favorece a dividida manual, garantindo que o zagueiro que tente fazer a dividida a execute em um contexto favorável para a equipe (como recuperar a bola ou passar para um companheiro próximo, por exemplo).
  • A Eficácia da Contenção e Contenção Secundária será reduzida, mantendo o posicionamento mais distante de jogadores/Companheiros de IA e tendo uma reação mais lenta com mudanças de direção do driblador, raramente resultando em uma autodividida ou um autobloqueio. Assim, a defesa manual será não só mais eficaz como também mais recompensadora.
  • Um Sistema de Cercar Aprimorado será implementado com mais agilidade e precisão, recompensando jogadores que decidem controlar a defesa.

Consistência de Finalização 1v1

A equipe trabalhou bastante para melhorar as circunstâncias em que um jogador se encontra numa situação 1v1 fácil contra o goleiro:

  • Precisão de Chute 1v1 será melhorada, resultando em mais chutes a gol e melhor consistência em situações fáceis dentro da área.
  • Situações de Gol Aberto também serão tratadas, e veremos jogadores sendo recompensados por situações 1v1, criando maiores chances de marcar “gols fáceis”, conforme indicado em muitos exemplos da comunidade.
  • As Reações do Goleiro também serão ajustadas (especificamente em situações 1v1), resultando em menos reações “super-humanas”, humanizando a movimentação dos goleiros e resultando me melhores oportunidades de gol para o atacante.
  • Situações de Chute de Trivela serão melhoradas e só devem acontecer para jogadores com o atributo Trivela.
  • Os ajustes de Potência/Elevação do Chute também possibilitarão que chutes de menor potência resultem em chutes parecidos com Chutes Diretos, criando mais consistência, oferecendo melhores oportunidades de gol.

Finalização Calibrada

  • O Intervalo do Timed Shot Verde de chutes calibrados será reduzido (de 2 a 4 quadros para 2 quadros em todos os chutes), dificultando e exigindo mais habilidade para executá-los.
  • Precisão nas Finalizações serão ajustados para resultar em chutes menos precisos, embora Chutes Calibrados Verdes ainda serão mais precisos que “chute não calibrados”.
  • Chutes difíceis em 180° serão ajustados para resultar em chutes de menor potência, mesmo se calibrados à perfeição.

Chutes e Cruzamento Altos

  • A eficácia de cruzar e chutar uma bola por cima será reduzida na próxima edição:
  • Maior Dificuldade e Erro: cruzamentos de bolas altas terão menos precisão e resultados mais variáveis.
  • Cabeceios de 2 Jogadores terão mais variedade, com os jogadores saltando/colidindo ao disputar a bola no ar dificultando o gol do atacante em tais situações.
  • Redução de Precisão de Voleios – Chutes de voleio terão menos precisão e resultados mais variáveis.

Fintas em sequência

A equipe tratou desse feedback incluindo erros em fintas consecutivas, aumentando a probabilidade de o jogador perder o controle da bola. A chance de erro cresce exponencialmente ao executar mais de 2 fintas seguidas, fazendo com que cada finta subsequente seja mais propensa a erros do que a última.

Fintas complexas, como El Tornado ou toques para cima serão mais propensos a erro no FIFA 20, aumentando as chances de o jogador perder o controle da bola durante a finta.

Posicionamento de jogada ensaiada

Jogadores comentaram que muitas vezes um zagueiro mais baixo marcaria um atacante mais alto ou que um atacante perigoso não se apresentava na área. A equipe vem trabalhando para melhorar a inteligência por trás dessas situações, que resultaria em uma marcação/posicionamento mais realista durante jogadas ensaiadas de defesa ou ataque no futuro.

Movimentação de goleiro manual

  • A eficácia da movimentação manual de goleiro está sendo drasticamente reduzida para o futuro, com uma velocidade mais realista e lenta.
  • Jogadores controlando o goleiro usando o movimento manual do controle direito no FIFA 20 terão que escolher uma direção, aumentando o fator risco/recompensa.

Passes

  • Aumento de Erro em Passes de Posição Difícil – Passes de 180 graus, de primeira e com pressão resultarão em bolas mais fracas/mais lentas, com menos eficiência e mais fáceis de interceptar pelo adversário.
  • Incluímos Precisão Aprimorada para passes em situações muito fáceis. Passes sem pressão, bem posicionados e sem obstáculos terão uma precisão aprimorada nesses tipos de situação.
  • Passes Controlados pelo Usuário (“Encobertos”) serão uma nova opção para passes no chão e bolas enfiadas. Passes “encobertos” são ligeiramente elevados para ultrapassar a perna do zagueiro. Esses tipos de passes não serão mais contextuais e só acontecerão se executados manualmente com a nova mecânica.
  • A mecânica Passar e Partir Direto será ativada como outra opção de passe, resultando em um Passar e Partir mais forte e mais mobilidade/posicionamento ao atacar. Como resultado dessa mudança, a mecânica “passe manual” que estava disponível com a combinação de botões L1/LB + R1/RB + Passe não estará mais disponível no futuro.

Troca de jogadores

  • Recebemos comentários dos jogadores ao longo do FIFA 19, relatando que, alguns casos, um jogador ficaria travado com uma bola solta sempre que isso acontecia. A equipe está trabalhando para melhorar essas situações, além de esclarecer alguns pontos relacionados ao mecanismo de troca assistida, que agora terão uma opção de troca automática em situações de Bolas Aéreas + Bolas Soltas.
  • Recebemos feedback relatando que a troca nem sempre selecionava o jogador correto. A equipe está trabalhando para melhorar a precisão da troca em várias situações, como Bolas Aéreas, desvios e cruzamentos. A equipe também está trabalhando para deixar a troca com o controle o mais consistente e reativa possível, além de aprimorar a inteligência entre a troca automática de jogadores mais próximos da bola.

As primeiras amostras do FIFA 20 chegam em alguns.