Notícias

EA fecha estúdio e cancela versões mobile de Apex Legends e Battlefield

Experiência prejudicial aos jogadores teria motivado a desistência dos projetos

por André Custodio
EA fecha estúdio e cancela versões mobile de Apex Legends e Battlefield

Após divulgar resultados positivos para o terceiro trimestre fiscal, a Electronic Arts confirmou o encerramento de alguns dos seus mais populares jogos para dispositivos móveis. Apex Legends Mobile será removido das lojas digitais e o desenvolvimento de Battlefield Mobile não terá continuidade.

Segundo a Respawn, a decisão de encerrar o suporte a Apex Legends Mobile ocorreu devido à queda contínua de qualidade do projeto. Depois de um “início forte”, o game, de acordo com o relatório (via Venture Beat), se tornou incapaz de atender os desejos dos fãs.

É por esse motivo, depois de meses trabalhando com nosso parceiro de desenvolvimento [os desenvolvedores de PUBG Mobile Lightspeed e de Quantum Studios], que tomamos a decisão mútua de encerrar nosso jogo para celular.

Assim, Apex Legends Mobile já não pode ser encontrado nas lojas digitais e teve suas compras pelo sistema de microtransações desativadas — sem reembolsos. Além disso, os jogadores estarão impossibilitados de jogá-lo a partir de 1º de maio deste ano.

Já Battlefield Mobile vive um drama semelhante, mas sequer estando com sua produção concluída. Anunciado em 2022 como um projeto dedicado a dispositivos móveis, o título estava nas mãos do estúdio Industrial Toys — adquirido em 2018 pela EA — e devia conectar os fãs em um grande ecossistema.

À medida que a indústria evoluiu e nossa estratégia para criar um ecossistema Battlefield profundamente conectado tomou forma, decidimos mudar a direção atual para melhor cumprir nossa visão de a franquia e atender às expectativas de nossos jogadores.

A Electronic Arts esclareceu que tomou a decisão de fechar definitivamente o estúdio e direcionar os atuais colaboradores para outros setores. Porém, até o momento, não foi confirmado quantos funcionários estavam atuando no shooter ou quantos deles ficaram sem emprego.

Evento limitado está disponível em Apex Legends

A “Coleção Amanhecer Celestial” já está disponível em Apex Legends e vai até o dia 7 de fevereiro. Por tempo limitado, os fãs do multiplayer podem aproveitar mecânicas alternativas de gameplay e têm a chance de obter cosméticos exclusivos em homenagem ao Ano Novo Lunar. Clique aqui para saber mais.