Notícias

E3 2017: Mark Cerny fala sobre o presente e futuro dos games

Mark Cerny fala sobre o presente e futuro dos games.

por Hugo Bastos
E3 2017: Mark Cerny fala sobre o presente e futuro dos games

A E3 2017 pode ter chegado ao fim. Mas as inúmeras informações e notícias continuam a chegar a você, caro jogador. No dia 13, a Sony Interactive Entertainment publicou uma entrevista com o arquiteto chefe, considerado “pai” do PlayStation 4 e PlayStation 4 Pro, Mark Cerny, onde ele fala sobre o presente e futuro do universo gamer como um todo.

Além disso, ele ainda opinou sobre como a ampliação do acesso a televisores com tecnologia 4K tem sido de grande importância. Assim, demonstrar as capacidades e poder do PS4 Pro tem se tornado cada vez mais fácil. E, por fim, falou ainda sobre Death Stranding, Spider-Man, Horizon e mais. Confira o vídeo na íntegra abaixo (em inglês).

Sobre o PS4 Pro

Cerny se mostra satisfeito com a receptividade do PlayStation 4 Pro, mencionando que, apesar da preocupação inicial, o fato de o usuário não possuir uma TV com tecnologia 4K não tem sido fator impeditivo para a aquisição do modelo mais robusto. A prova disso é que, de acordo com ele, metade dos jogadores utiliza o Pro em TVs Full HD padrão.

Ele ainda comenta que os benefícios são visíveis, mesmo para aqueles que não utilizam TVs 4K. Como exemplo, ele cita Horizon: Zero Dawn, cujas melhorias são substancialmente notadas ao ser jogado no PS4 comum. Mas, ao ser jogado no Pro, o jogo se apresenta “fantasticamente melhor”.

1
Mark Cerny é particularmente enfático ao elogiar Horizon: Zero Dawn no PS4 Pro. Fonte: Entrevista SEI (Vídeo).

Mark Cerny menciona também jogos como Farpoint e PlayRoom VR para os detentores dos PlayStation VR, sugerindo aos seus compradores que dêem especial atenção a estes dois títulos.

Os “Prós” do novo console

É fato que não há o que se falar da necessidade de adaptação dos desenvolvedores a novas tecnologias. Um dos pontos frisados na entrevista é exatamente este. De acordo com Cerny, os desenvolvedores tem se mostrado ágeis com a adaptação ao novo console (algo como semanas a até dias).

Os desenvolvedores também tem se mostrado animados com a alta fidelidade dos jogos no Pro. E como está sendo possível desenvolve-los próximo ao que eles vislumbram da realidade. A exemplo, ele citou a importância dos quadros por segundo para mostrar um jogo o mais realista possível. Gran Turismo Sport, por exemplo, rodará a 60 fps em resolução 4K.

2
Gran Turismo está, literalmente, “realista” no PS4 Pro. Fonte: Entrevista SEI (Vídeo)

Cerny ainda usa o motor gráfico da Guerrilla Games, Decima, para enfatizar outros benefícios das tecnologias presentes no PS4 Pro. Em jogos como Horizon, é possível ver tais melhorias por meio de supersampling (redução de bordas pixeladas, deixando a imagem mais nítida), mapas com texturas de alta qualidade e filtro anisotrópico superior.

Nas TVs 4K, a renderização ainda acontece a 2160p. O resultado é uma imagem mais suave, estável e limpa. O que, em suas palavras, “pode fornecer uma imensa gama de detalhes”.

Precisamos falar sobre os jogos

Ainda sobre os jogos, Cerny citou o vindouro título da Kojima Productions. Death Stranding também utilizará o motor gráfico Decima (uma vez que o estúdio também está contribuindo para seu desenvolvimento). E, no melhor sentido possível, é “um autêntico jogo de Hideo Kojima”.

Mark Cerny comentou, ainda, sobre o próximo título da Insomniac Games, Spider-Man. Questionado sobre suas opiniões sobre o jogo no PS4 Pro, Cerny respondeu que tem passado bastante tempo com a desenvolvedora. E, enquanto ele não pretende diminuir os esforços do que estão fazendo com o PS4 Pro, o seu foco, no momento, é na inovação da jogabilidade.

3
Apesar de não estar na E3 2017, Death Stranding é ansiosamente aguardado. Fonte: Entrevista SEI (Vídeo)

Mas ainda assim, deu detalhes técnicos sobre como o jogo funcionará no irmão mais novo da família PlayStation. O novo título usará uma “injeção temporal”, que utiliza display buffers (permite ao usuário ajustar variáveis no sinal, incluindo a velocidade, para melhor visualização de imagem) a uma resolução de 2160p.

Essa abordagem permitirá, ainda, que a imagem seja escalonada para baixo, permitindo imagens muito mais nítidas em resoluções 1080p (o Full HD padrão). Outros jogos citados que também se aproveitam do poder do novo console são Star Wars: Battlefront II e Destiny 2.

Da E3 2017 para sua casa

Mark Cerny termina a entrevista afirmando que, em 6 meses de lançamento, o PS4 Pro está apenas começando a mostrar a que veio. Os desenvolvedores ainda guardam “coisas maravilhosas” para mostrar à comunidade gamer.

A E3 2017 foi palco de grandes revelações, e poucas surpresas. Embora as novidades não tenham sido tão substanciais quanto às da edição 2016, certamente foram impressionantes. Separamos aqui algumas para você, jogador: