Notícias

Durou pouco! Epic Games bloqueia Cross-Play em Fortnite

Usuários descobriram!

por Daniel dos Reis
Durou pouco! Epic Games bloqueia Cross-Play em Fortnite

Pelo menos por algumas horas o cross-play entre jogadores de PlayStation e jogadores de Xbox, através do jogo Fortnite, foi possível. E como diz o ditado: “foi bom enquanto durou“.

Está meio por fora do assunto? Então vamos lá…

Frequentadores do fórum Reddit notaram, nos últimos dias, que jogadores com gamertags (ID da Xbox Live) estavam sendo expostos em partidas com players de PlayStation 4. As suspeitas recaem sobre a forma como o nome é exposto. O nome do usuário contava com espaços em branco, algo não permitido na PSN, mas possível na Xbox Live.

A imagem abaixo nos ajuda a entender:

1

Uma pesquisa rápida revelou que o jogador Jesus Did That é na verdade um membro da Xbox Live, mas estava jogando com jogadores do PS4 do seu Xbox One. Ou seja, o cross-play foi real e mais que isso, funcional!

Não demorou muito para que a novidade fosse espalhada por diversos fóruns da Internet. Será que a tão desejada coexistência entre jogadores, finalmente, estava sendo implementada, meio que de forma escondida?

Na verdade não. A Epic Games, desenvolvedora do jogo, explicou que o ‘problema‘ foi rapidamente corrigido. Entretanto, o estúdio confirmou ao site Eurogamer que os jogadores de PlayStation e Xbox podem sim jogar juntos.

E porque não acontece, já que as barreiras tecnológicas não parecem ser um problema complexo de ser contornado? A realidade é que as empresas ainda não se acertaram quanto a isso. Enquanto a Sony tem uma visão mais conservadora, a Microsoft já é mais acessível. Mas não há um consenso.

Em recente entrevista ao site GameReactor, Aaron Greenberg, um dos chefes da Xbox, explicou que estava conversando com a Sony sobre isso:

Absolutamente, sim. Estamos falando com a Sony sobre o cross-play. Fazermos uma parceria com eles no Minecraft e, claro, gostaríamos que eles fizessem parte disso; Uma comunidade para unir jogadores. Então, estamos conversando com eles e esperamos que eles apoiem.

E você, o que pensa sobre isso?