Notícias

Dublador de Geralt em The Witcher teme futuro dominado pela IA

Doug Cockle afirma que há "algo antiético" no uso de inteligência artificial em jogos e em conteúdos

por André Custodio
Dublador de Geralt em The Witcher teme futuro dominado pela IA

Nos últimos anos, as tecnologias de inteligência artificial começam a dominar não apenas serviços pela internet, mas as indústrias do entretenimento. Com a ascensão desses recursos nos games, pessoas ligadas a grandes projetos compartilham suas preocupações, como foi o caso do dublador de Geralt de Rívia em The Witcher.

Em entrevista ao IGN (via Eurogamer), Doug Cockle expressou sua opinião sobre o uso de IA nos jogos. Segundo ele, mesmo a tecnologia sendo “inevitável”, ela teria um viés “antiético”, especialmente ao ser utilizada pelas pessoas erradas.

A IA é inevitável e os produtores irão usá-la. No entanto, não temos 100% de certeza do que isso significa exatamente.

Eles já fazem isso de diversas maneiras, preenchendo o background, dando voz aos NPCs e assim por diante, o que é lamentável porque essas vozes eram todas de seres humanos num determinado momento, e as vozes são todas modeladas em seres humanos.

O dublador de The Witcher também aproveitou o momento para criticar intenções controversas de pessoas que “reciclam” vozes de atores nos termos da inteligência artificial. Com isso, alguém poderia modificar áudios reais para “criar algo racista” ou notícias “falsas”, gerando problemas graves.

Eles pegam a voz de alguém, colocam em seu banco de dados, digitalizam e usam para gerar coisas que a pessoa nunca disse. Há algo antiético nisso.

Alguém poderia usar a inteligência artificial para criar algo racista ou antiético usando a voz de Geralt, a minha voz. Neste ponto, a inteligência artificial torna-se perigosa. Notícias falsas, opiniões falsas. Portanto, a IA não é o problema. São as pessoas que a usam.

Quanto tempo demora para zerar The Witcher 3?
Fonte: CD Projekt RED

Cockle é o intérprete do Lobo Branco nos três games da franquia The Witcher. Ainda não está claro se ele retornará ao papel.

Dublador de The Witcher planeja permanecer na série de jogos

Cockle também revelou que tem a intenção de permanecer na franquia The Witcher. Enquanto novos jogos já estão em desenvolvimento pela CD Projekt RED, detalhes sobre elenco, trama, abordagem e plataformas não foram compartilhados. Clique aqui para saber mais.