Notícias

DualSense: patente sugere que microfone vai eliminar ruídos

DualSense contaria com três microfones embutidos, capazes de eliminar ruídos indesejados

por Vinícius Paráboa
DualSense: patente sugere que microfone vai eliminar ruídos

O DualSense, controle do PlayStation 5, foi oficialmente divulgado na última terça-feira (07), trazendo novidades como feedback háptico e gatilhos adaptáveis. No entanto, outra delas pode ter sido revelada: como funcionará o microfone embutido do controle, que poderia eliminar ruídos indesejados.

Uma patente foi registrada pela Sony em fevereiro e acabou publicada pela USPTO no dia anterior ao da revelação do DualSense. Segundo o documento, o joystick terá, no mínimo, três microfones. Eles identificarão a fonte do som e a isolará do ambiente usando diferentes sensores e métodos de rastreamento, com base no tempo no qual cada microfone captura o áudio. Após analisados, os ruídos de certa região do ambiente serão excluídos. A patente diz:

Combinando a localização e orientação do controle (conforme determinado com base nos sensores e métodos de rastreamento) e, por extensão, a localização e a orientação do conjunto de microfones, é possível determinar a localização da fonte de som no ambiente interativo. Além disso, o som capturado pode ser processado para excluir ruídos que não vêm de uma determinada região do ambiente.

DualSense Patente

O documento também deixa claro que o DualSense é capaz de destacar o som de quem estiver mais próximo ao controle. Isto é muito útil caso existam dois jogadores com dois joysticks no mesmo ambiente.

Quando vários controles são utilizados, o áudio capturado de vários controles podem ser analisados em conjunto, juntamente com a localização e orientação dos controles. Isto determinará as localizações da origem dos sons com níveis maiores de precisão.

Vale lembrar: patentes não significam exatamente que o recurso estará incluso no produto final. Esta ideia pode ter sido descartada pela Sony eventualmente.