Notícias

Dreams: Sony remove recriação de Mario por causa da Nintendo

Projeto foi excluído por violação de propriedade intelectual

por Caio Miranda
Dreams: Sony remove recriação de Mario por causa da Nintendo

Dizem que tudo que é bom dura pouco. E de fato, durou pouco mesmo. Por conta de uma reclamação vinda da Nintendo, a Sony decidiu remover todas as criações de Super Mario em Dreams.

A notícia caiu como uma bomba para o criador PieceOfCraft, idealizador do projeto. Em seu Twitter, ele afirma ter recebido um e-mail da divisão europeia da Sony Interactive Entertainment informando sobre a queixa da Nintendo em relação ao icônico personagem e sua propriedade intelectual.

Após a notificação, a recriação, que não pode mais ser editada, foi removida por apresentar “conteúdo material protegido por direitos autorais”. Agora não é mais possível encontra-la dentro do jogo.

Com o perdão do trocadilho, quer dizer então que o sonho em Dreams acabou? Os mais pessimistas diriam que sim, mas não parece ser o caso do criador. Ele afirmou que todos os projetos de Mario estão parados até colocar seus planos em prática.

Para quem não sabe, Dreams é um jogo que permite aos jogadores assumirem o papel de criadores do seu próprio game. Inclusive, aos que desejam entrar na indústria, é uma ótima oportunidade para criar seu portfólio.

Ficou interessado? Nós do Meu PS testamos o exclusivo da Sony. Clique aqui se quiser conferir nosso veredito.

Recriações em risco?

As recriações em Dreams vão muito além de projetos com o personagem da Nintendo. Crash Bandicoot, Ghost of Tsushima e Fallout 4, entre outros, também tiveram suas recriações feitas no jogo.

Embora não seja inesperado, o que aconteceu com PieceOfCraft e Mario pode acontecer também com outros projetos.

Recentemente, a Media Molecule, desenvolvedora do título, esclareceu que as criações feitas são de total responsabilidade dos seus inventores, tal qual sua propriedade intelectual.

Você detém a IP das criações originais que você faz em Dreams. Você pode usar sua criação original por exemplo, em trabalhos de arte ou portfólio musical, em uma colagem ou até fazer sua camiseta. Em outras palavras, para seu uso pessoal.

Exclusivo da Sony, Dreams está disponível para PS4 e, mais para frente, terá suporte para o PS5.