Notícias

Manhê! Ex-roteirista de Dragon Age diz que EA “preferia” Mass Effect

David Gaider usou o BlueSky para "dar uma choradinha" sobre como a EA supostamente não dava tanta atenção para Dragon Age

por Thiago Barros
Manhê! Ex-roteirista de Dragon Age diz que EA

David Gaider, veterano da BioWare e responsável pela criação do universo e pela escrita de Dragon Age, revelou recentemente que a EA, publisher das duas franquias, sempre teve uma preferência clara pela série Mass Effect em relação a Dragon Age. Gaider compartilhou a informação em uma publicação enquanto respondia a um seguidor sobre os motivos que o levaram a deixar a BioWare em 2016, após quase duas décadas de trabalho na empresa.

“Enquanto eu estava na BioWare, a EA sempre preferiu Mass Effect, sem dúvida alguma. A equipe de marketing deles gostava mais,” afirmou Gaider em post no BlueSky. Segundo ele, a escolha pela franquia sci-fi se dava por características como “modernidade” e “ação”. Gaider explicou que a EA “nunca soube muito bem o que fazer com Dragon Age e, sempre que DA superava ME, Mass Effect recebia desculpas”.

Ele acrescentou que, para ele, a franquia Dragon Age esteve “sempre à beira da guilhotina desde DA: Origins”.

While I was at BioWare, EA *always* preferred Mass Effect, straight up Their Marketing team liked it more. It was modern. It had action. They never quite knew what to do with DA, and whenever DA outperformed ME, ME got the excuses. If you ask me, it was always just shy of the axe since DA Origins.

David Gaider (@davidgaider.bsky.social) 2025-04-14T07:11:01.939Z

Esse comentário gerou surpresa entre os fãs, que especulam que isso poderia ser uma das razões pelas quais os jogos de Dragon Age variam tanto de um título para outro. Em resposta a um seguidor que perguntou se essa falta de direção em Dragon Age explicaria as diferenças entre os jogos da série, Gaider concordou, mas com uma ressalva. “Talvez em parte,” disse o desenvolvedor.

“Eu diria que a maior razão foi que, enquanto eu estava lá, as equipes da BioWare tinham uma tendência a exagerar nas reações. Eles tomavam as críticas muito a sério – tanto as nossas quanto as dos fãs – e geralmente corrigiam isso, mas também exageravam na correção”, completou.

Dragon Age teve “influência” no processo criativo

Gaider também reconheceu a influência da EA no processo criativo, o que contribuiu para essa variação: “E então, havia a influência da EA por cima disso, sim.” Essa revelação não é uma surpresa total, considerando as críticas passadas de Gaider à EA.

Em fevereiro, ele sugeriu que a EA deveria “seguir o exemplo da Larian e investir nisso”, referindo-se ao sucesso de Baldur’s Gate 3 e seu estúdio Larian, após a EA afirmar que The Veilguard não “ressoou com um público amplo” devido ao desempenho de mercado abaixo das expectativas.