Notícias

Insider indica 12 times brasileiros em EA Sports FC 26

De acordo com a página, foi costurado um acordo com as equipes que fazem parte da Liga Forte Futebol do Brasil para EA Sports FC 26

por Thiago Barros
Insider indica 12 times brasileiros em EA Sports FC 26

Nos últimos dias, os rumores sobre o retorno do Brasileirão à série de videogames de futebol da Electronic Arts ganharam muita força. E agora, segundo o insider FGZ News, parece que temos uma confirmação de que alguns times do Campeonato Brasileiro realmente estarão em EA Sports FC 26 – completamente licenciados.

De acordo com a página, foi costurado um acordo com as equipes que fazem parte da Liga Forte Futebol do Brasil: Fortaleza, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Criciúma, Corinthians, Botafogo, Atlético-GO, Athletico, Juventude, Vasco e Internacional. O detalhe é que alguns dos times estão na Série B, o que pode indicar algo ainda maior.

Nos últimos dias, falou-se que pode ser que o Brasileirão chegue ao FC 26 depois do lançamento, em uma atualização de conteúdo, mas nada está confirmado. O jogo em si, inclusive, sequer foi anunciado pela Electronic Arts até agora (porém, isso deve acontecer em breve).

Atualmente, o futebol brasileiro conta com duas ligas de clubes em disputa pelo protagonismo na organização do Campeonato Brasileiro: a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e a Liga Forte União. Ambas reúnem clubes das Séries A e B, com propostas diferentes sobre divisão de receitas e governança. Negociações para uma fusão seguem em andamento, mas ainda sem consenso definitivo entre os blocos.

Desde que este movimento foi iniciado, o tema “games” foi bastante abordado – tendo em vista a dificuldade de termos equipes completamente licenciadas em jogos devido aos direitos de imagens de jogadores, que não são negociados em bloco como em outros países do mundo – como Espanha e Inglaterra, por exemplo.

Hoje, a falta de uma entidade única que represente os clubes dificulta as negociações de licenciamento coletivo, já que a EA precisaria tratar caso a caso com cada time ou jogador – como a Konami fez por muitos anos com eFootball. Com as ligas organizadas e representando blocos maiores de clubes, fica mais fácil fechar acordos globais, garantindo direitos de uso de nomes, escudos, uniformes e estádios de forma mais prática e legalmente segura.

Muitas mudanças a caminho em EA Sports FC 26

Em entrevista em um evento de games em Madri, Sam Rivera, produtor-associado da franquia, destacou:

“A única coisa que posso dizer é que nunca trabalhamos tão de perto com a comunidade. Estamos dando uma prioridade enorme exatamente ao que a comunidade nos disse que quer ver melhorado no jogo. Sempre ouvimos, mas agora estamos totalmente integrados à comunidade para o próximo jogo. Quando jogamos o novo e depois o antigo, sentimos a diferença. A diferença que estou sentindo hoje… provavelmente nunca vi uma mudança tão grande assim”, disse.

Animado para o novo FC?