Notícias

Diretor de Kingdom Come Deliverance 2 responde acusações após suposto banimento

Onda de negatividade sobre o aguardado RPG medieval tomou conta da internet nos últimos dias

por André Custodio
Diretor de Kingdom Come Deliverance 2 responde acusações após suposto banimento

Os últimos dias vêm sendo desafiadores para os devs de Kingdom Come Deliverance 2. Após o título ser supostamente banido na Arábia Saudita, discussões sobre conteúdos no game forçaram o diretor criativo Daniel Vávra a se pronunciar em uma longa thread.

A polêmica começou quando a classificação do RPG na Arábia teria sido recusada pelo comitê local. Segundo informações, o título teria cenas de romance homoafetivo que seriam impossíveis de saltar. Com isso, Vávra veio a público esclarecer a situação.

Ele afirma que as “loucas acusações” acabaram se espalhando nas redes sociais. O diretor criativo explica que todas as cutscenes de Kingdom Come Deliverance 2 podem ser saltadas e o título terá exatamente a mesma essência do jogo anterior.

Não existem cutscenes que obrigatórias. Quem diz o contrário, nunca jogou. Não fomos (nunca fomos) banidos em qualquer país, pelo menos que eu saiba. Por mais que não goste de diversidade forçada, ninguém nos forçou a fazer nada, e não forçamos ninguém a fazer certas coisas.

Kingdom Come Deliverance já tinha personagens gay. É um RPG, onde você é responsável pelas suas decisões. Se quer que Henry tente uma aventura com alguém do mesmo sexo, fique à vontade. Se não quer, não é obrigado. Todos os romances são (e foram em KCD1) puramente opcionais. Os personagens estão perfeitamente cientes de que era um pecado proibido.

Warhorse não quer que Kingdom Come Deliverance 2 vire clickbait

Vávra também pediu à comunidade para não tornar Kingdom Come Deliverance 2 um “clickbait”. Citando campanhas de ódio, ele disse que narrativas criadas por “pessoas que nem sequer o jogaram” só prejudicam o que os fãs “pretendem combater”.

O jogo decorre numa das cidades mais ricas da Europa, cercada por um enorme exército estrangeiro. É essa a razão pela qual a vida nessa cidade é muito mais diversa do que a vida nas aldeias que surgem no primeiro jogo.

Tudo o que é apresentado corresponde aos morais e normais sociais da Boêmia de 1403 e apenas está lá para criar uma história interessante, de forma alguma para apelar a uma ‘audiência moderna’.

Kingdom Come Deliverance 2
Fonte: Warhorse Studios

Kingdom Come Deliverance 2 será lançado em 4 de fevereiro para PS5, Xbox Series e PC.