Diretor apresenta o poder da narrativa de The Last Guardian
Os desenvolvedores de The Last Guardian, a Team Ico, divulgaram 5 pontos que, de acordo com eles, revelam os principais segredos da narrativa do game.
Assim, o Diretor Fumito Ueda dedicou algumas palavras, relacionadas a cada um dos pontos citados, fortalecendo ainda mais a imagem que vem sendo formada do jogo no imaginário gamer.
- O poder da narrativa visual
Contar a história de um jogo, no qual os personagens principais não se comunicam verbalmente, é um grande desafio. O gestual, as ações e as emoções serão as línguas comuns para os protagonistas.
“Eles só podem se comunicar via gestos e reações emocionais, assim a narrativa visual é a ferramenta principal que fará o game mostrar sua história (…) sempre buscamos, por meio da tecnologia, mostrar as expressões e emoções, mas concluímos que a melhor maneira de fazer isso é usando um animal.”
- O contador da história.
O game usa um artificio interessante para dar ênfase à narrativa, apresentando a voz do garoto, já em uma idade mais avançada, como um pano de fundo emocional.
“Isso ajuda no contexto da obra, já que a maior parte da comunicação é não-verbal. Traz o jogador para mais perto do garoto, dando acesso direto aos seus pensamentos, uma forma natural de entregar dicas e informações aos jogadores.”
- Personagem e jogador como um só.
Mesmo sem um nome, o protagonista do jogo consegue se aproximar do jogador. Principalmente nos momentos em que o garoto tenta se fazer entender e alcança esse objetivo.
“Um dos meus pontos favoritos no game são os momentos de ‘eureka’, quando o garoto tenta fazer com que Trico o entenda e finalmente consegue. (…) Os jogadores também podem sentir a mesma sensação de conquista que o garoto sente.”
- Início de uma grande amizade
Um dos primeiros desafios do jogo é a aproximação entre o garoto e Trico, quando, pelo menos à princípio, não sabem se podem ser realmente amigos, colocando a origem dessa relação diretamente na mão dos jogadores:
“Desde o primeiro momento no jogo, o garoto não está certo se Trico será um amigo ou uma ameaça. Imediatamente os jogadores precisarão descobrir como construir essa ponte entre os dois, para resolver essa lacuna de comunicação.”
- Inimigos não são só obstáculos
No game, o garoto não possui habilidades de luta ou combate, assim, as relações com os inimigos serão diferentes, vistas muito mais como parcerias que enfraqueçam as ameaças que os inimigos possam vir a representar:
“Em The Last Guardian, focamos as mudanças de relacionamento entre o garoto e Trico e os desafios de descobrir os mistérios do game, (…) sem os momentos de paz, provavelmente, os jogadores não estariam preparados para a escala de variação na relação e seus momentos de tensão.”
The Last Guardian está com lançamento confirmado para o dia 25 de outubro, mas Ueda ainda aproveita para lançar mais um desafio:
“Há muitos pequenos detalhes escondidos no trailer mostrado na E3 2016. Então, olhe bem de perto e tente descobrir outras informações que ainda não comentamos…”