Notícias

“Uma obra prima”: Digital Foundry analisa e elogia Horizon Forbidden West

Além de destacar o desempenho no PS5, analistas comentam sobre a versão de PS4

por Jean Azevedo
“Uma obra prima”: Digital Foundry analisa e elogia Horizon Forbidden West

Horizon Forbidden West não apenas está alcançando boas notas na visão da crítica especializada como também vem sendo elogiado por especialistas na parte técnica dos games. O desempenho do título foi pauta no canal Digital Foundry, onde diversos aspectos da aventura de Aloy no PS4 e no PS5 foram analisados.

Antes de dar play no vídeo, é importante ressaltar os modos e resoluções utilizados na criação do conteúdo:

  • PS4: 1080p/30 FPS
  • PS4 Pro: 1800p/30 FPS
  • PS5: 4K/30 FPS ou 1800p/60 FPS;

Confira a análise do Digital Foundry:

Conforme analisado pelo site, Horizon Forbidden West consegue manter a taxa de quadros estável de forma mais efetiva em comparação a Zero Dawn, e encontrar quedas no quesito é um desafio e tanto. Apenas no modo performance, mais precisamente nas cutscenes, é encontrada uma variação ou outra, podem ocorrer pequenos deslizes.

No geral, o port crossgen do exclusivo, segundo os analistas, têm como principais diferenças a densidade geométrica e o nível de detalhes apresentados no cenário. Se o PS5 apresenta partículas animadas e mais realistas, os jogadores de PS4 terão texturas menos avançadas, assim,  objetos menos importantes no cenário aparentemente foram reduzidos e até removidos.

No PS5, Horizon Forbidden West “entrega muito mais”

O PS4 ainda é capaz de entregar visuais maravilhosos”, mas o PS5 “não apenas detalha, como também entrega muito mais no processamento a distância, em um nível drámatico”, entende a Digital Foundry. Como era de esperar, o console antigo roda o game muito bem, mas o PS5 apresenta uma densidade de informações absurdas na exibição dos cenários.

Os efeitos aquáticos também são reduzidos, especial quando Aloy mergulha e os reflexos somem, junto com uma boa parte da vegetação marinha. Nos céus, o belo sistema de renderização das nuvens também tem uma camada removida e apresenta resoluções mais baixas.

Carregamentos Horizon Forbidden West
(Fonte: Digital Foundry)

Isso sem contar as vantagens de se utilizar o SSD como dispositivo de armazenamento no console de última geração. O salto na qualidade geral também passa pelo poder de processamento do PS5. E de acordo com os analistas, será uma experiência boa tanto para quem curte mundo aberto, quanto para quem não é muito fã de jogos nesse formato.

Guerrilla melhorou tudo no mundo aberto de Horizon Forbidden West

Além da melhoria nas interações, principalmente ao nadar e escalar, a Guerrilla Games trouxe mais riqueza ao mundo aberto de Horizon Forbidden West. Os feedbacks de Zero Dawn em relação a exploração, cinemáticas e limitações do título foram absorvidos positivamente, segundo os analistas.

Para trazer ainda mais imersão ao desbravar o Oeste Proibido, o estúdio deixou o clima ainda mais variado na aventura. Ao invés de apenas alternar entre dia e noite, serão 12 transições de acordo com o horário do dia. Com isso, os efeitos causados pelos ventos e tempestades — seja em mapas cheios de areia ou aquáticos — se apresentarão de forma mais realista.

Horizon Forbidden West: vale a pena?

A análise do MeuPlayStation já está no ar. Para saber o que achamos de Horizon Forbidden West e qual a nota dada pelo nosso site, clique aqui e fique por dentro das novidades encontradas no Oeste Proibido.