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Devs de The Last of Us 2 levaram muito tempo renderizando olhos no jogo

Dois devs da Naughty Dog, Waylon Brinck e Qingzhou Tang, detalharam o processo em uma palestra apresentada no evento SIGGRAPH

por Valdecir Emboava
Devs de The Last of Us 2 levaram muito tempo renderizando olhos no jogo

Não é nenhuma surpresa que The Last of Us 2 tenha levado um tempo considerável dos desenvolvedores em diversos aspectos técnicos do game. Mesmo assim, os fãs ficariam perplexos de quanto trabalho foi direcionado só para os olhos dos personagens ficarem em condições perfeitas.

Em março deste ano, Waylon Brinck e Qingzhou Tang, dois devs da Naughty Dog, deram uma palestra na SIGGRAPH, uma conferência global de tecnologia gráfica. Na ocasião, eles detalharam toneladas de informações sobre o desenvolvimento do game, principalmente no que diz respeito sobre os olhos dos personagens.

Nos slides da apresentação, Brinck explica como os olhos de Ellie eram impressionantes no trailer de revelação de The Last of Us 2, mas apenas em cenários onde a iluminação e os ângulos da câmera colaboravam. Isso levou a equipe a revisar o processo de renderização, pois “queriam algo com muito mais vida”.

Apresentação slides de The Last of Us 2
(FONTE: Reprodução/Naughty Dog)
Apresentação slides de The Last of Us 2
(FONTE: Reprodução/Naughty Dog)

Essa revisão começou com uma sessão de fotos para os artistas obterem mais referências visuais ao projetar os olhos do elenco. Após a pesquisa, Brinck explica que foram implementados algumas “sombras do espaço da tela” nos cílios e nas pálpebras — visando criar profundidade.

Neste ponto, esse aspecto técnico já estava muito bom, mas eles decidiram torná-los realistas sob várias condições de iluminação e ambientes. Segundo Brinck, a equipe queria que “alguns lobos tivessem olhos retro-reflexivos, como muitos animais noturnos têm”.

Apresentação slides de The Last of Us 2
(FONTE: Reprodução/Naughty Dog)
Apresentação slides de The Last of Us 2
(FONTE: Reprodução/Naughty Dog)

Por conta dessa camada extra, a Naughty Dog precisou de uma nova linha de código para calcular o reflexo da pupila e aplicar uma máscara na íris. Foi adicionada uma pequena camada de iridescência, que dava o benefício de tornar os animais noturnos um pouco mais assustadores. Como isso se encaixa perfeitamente à temática do jogo, os desenvolvedores decidiram que o mesmo seria feito nos monstros — como é visível acima.

Easter egg de Abby é encontrado no condado de Jackson, em The Last of Us 2

Mesmo um ano depois de seu lançamento, The Last of Us 2 ainda surpreende os fãs com diversos detalhes escondidos nas entrelinhas do jogo. O mais recente foi um easter egg com os nomes de Abby e Manny em uma prancheta de base avançada no condado de Jackson. Confira os detalhes dessa referência!