Notícias

Devs de Final Fantasy XVI já fizeram (e cancelaram) um “Bloodborne multiplayer”

O projeto foi cancelado, e o lançamento da FromSoftware causou uma surpresa na equipe

por Jean Azevedo
Devs de Final Fantasy XVI já fizeram (e cancelaram) um “Bloodborne multiplayer”

Se um Bloodborne foi capaz de conquistar tantos fãs, imagina se existissem dois. Isso quase aconteceu, segundo o diretor Hiroshi Takai e o produtor Naoki Yoshida, que hoje trabalham em Final Fantasy XVI. Em uma antiga entrevista encontrada por internautas no ResetEra, os devs revelaram ter abandonado o projeto.

Ao longo dos últimos anos, Yoshida vinha publicando em uma coluna no site Famitsu chamada “Yoshida Uncensored” e suas postagens foram compiladas em um livro, lançado em 2018. Para celebrar a ocasião, o responsável pela franquia FF, junto de seus companheiros, falou sobre um multiplayer cancelado:

Qual seria o gênero desse jogo?  

Takai: “Era parecido com Bloodborne.

Yoshida: “Sim, é o exemplo mais próximo.

Caçador de Bloorborne sentado em um trono.

Então era um jogo de ação?

Yoshida: “Sim. Não era um RPG, era um jogo de ação hardcore.

Hiroshi Minagawa (diretor artístico de Final Fantasy XIV): “Se continuássemos e Bloodborne fosse lançado primeiro, nós provavelmente estaríamos enlouquecendo agora.

Takai: “Tinha os mesmos equipamentos e armas. E tinha um estilo gótico.

Yoshida: “Também colocamos alguns elementos de ficção científica lá. Quando vi Bloodborne pela primeira vez, pensei: ‘onde será que eu vi isso antes’?

Takai: “Pensando nisso agora, não acho que nossos interesses pessoais estavam voltados para o ‘lado Final Fantasy’.”

Um pouco mais a frente na entrevista, Yoshida cita como eles imaginaram o multiplayer, que teria um estilo assimétrico, como Dead by Daylight e Evolve, por exemplo.

Os jogadores trabalhariam em equipes de cinco para combaterem um assassino, também controlado por um player. Caso o “antagonista” fosse abatido pelos sobreviventes, o personagem seria deletado e precisaria começar um novo, do zero.

Bloodborne, da FromSoftware
(Fonte: FromSoftware)

Segundo o produtor, isso seria um ciclo viciante para a comunidade. O jogo estava em andamento em 2010, a equipe apresentou avanços, mas Final Fantasy XIV precisava de ajuda. Dessa forma, Yoshida, Takai e Minagawa foram “salvar” o MMORPG e deixaram a IP de lado. 

Personagens de Final Fantasy XIV em combate
(Fonte: FF XIV/ Square Enix)

É possível acessar a entrevista completa através de um arquivo compartilhado no Google Drive

Bloodborne Kart é revelado e parece muito divertido

Lilith Walker, a dev responsável pelo demake de Bloodborne, adaptou a franquia da FromSoftware de uma forma não vista anteriormente. O meme onde a franquia se torna um jogo de corridas de kart agora é realidade. Confira essa novidade clicando aqui!