Notícias

Devs detalham o uso do DualSense para os próximos lançamentos do PS5

Profissionais prometem extrair ao máximo das tecnologias do acessório nos novos jogos do console

por Vítor Amorim Heringer
Devs detalham o uso do DualSense para os próximos lançamentos do PS5

Após revelar as duas novas cores do controle DualSense, a Sony compartilhou uma publicação no PS Blog com diversos devs detalhando o uso do acessório para os próximos lançamentos do PS5. Jogos como Life is Strange: True Colors, GhostWire: Tokyo e Kena: Bridge of Spirits prometem aproveitar ao máximo o controle.

Os profissionais destacam como os gatilhos adaptáveis e a resposta tátil serão fundamentais para a imersão dos jogadores, além de trazer mais criatividade para o gameplay de cada um deles. Confira alguns dos principais trechos:

Life is Strange: True Colors

  • Lançamento: 10 de setembro de 2021

Alex Chen, protagonista de Life is Strange: True Colors

Ao explorar as ruas e espaços de Haven Springs com o poder crescente de Alex, você sentirá a resistência do botão aumentando à medida que seu poder fica mais intenso, demonstrando através do toque que este sentido sobrenatural e volátil não está completamente sob o controle de Alex. Mesmo quando Alex fica mais confiante com seu poder ao longo do jogo, não é algo com que ela explora com facilidade.

Ghostwire: Tokyo

  • Lançamento: 2021
Imagem do protagonista de GhostWire Tokyo com uma máscara e a logo do game ao lado
GhostWire Tokyo

Durante combates, os jogadores manipulam os poderes dos elementos com as mãos para derrotar espíritos maléficos, e os gatilhos adaptáveis do controle DualSense trazem esses poderes à vida, oferecendo uma sensação tangível e distinta para cada um. Mesmo com os olhos fechados, é possível perceber a diferença entre rajadas de vento precisas e sagazes; a correnteza destrutiva da água; e a devastação bruta do fogo. Arriscar exorcismos a uma curta distância é ainda mais intenso, já que os gatilhos ajudam a simular o efeito de remover a alma de um inimigo espectral com suas próprias mãos.

Scarlet Nexus

  • Lançamento: 25 de junho de 2021

Imagem de capa da protagonista Kasane do jogo Scarlet Nexus, com a logo do game ao lado

Ao elevar e lançar objetos, você sentirá o fluxo de poder do herói, não importa se o movimento é da esquerda para a direita, ou de frente para trás. Quando o objeto se move da esquerda para a direita na tela, a sensação é transmitida fazendo o motor esquerdo vibrar primeiro e, depois, o motor direito. Além disso, os gatilhos adaptáveis oferecem ao jogador uma experiência mais realista no jogo. Assim como você sente o peso e a resistência quando pega objetos na vida real, você sentirá como se estivesse levantando um objeto no jogo com sua própria força.

Kena: Bridge of Spirits

  • Lançamento: 24 de agosto de 2021

Imagem de capa com a protagonista do jogo Kena Bridge of Spirits pré-venda ilustrando a foto

O desenvolvimento com o controle DualSense nos permitiu acrescentar um nível maior de imersão à experiência no Kena. Como Spirit Guide, Kena pode transformar seu cajado em um arco, e essa mecânica aproveita os gatilhos adaptáveis do DualSense por completo. Quando Kena usa o arco, os jogadores podem sentir a resistência nos botões conforme a madeira se curva e distende sob pressão. Combinado com a resposta tátil, o jogador tem a sensação de puxar a corda de um arco.

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão

  • Lançamento: 11 de junho de 2021

Capa oficial de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão.

Por exemplo, o simples ato de coletar parafusos de um inimigo derrotado é muito mais satisfatório quando você sente um pequeno impulso de cada um nas suas mãos, complementado por um som discreto no controle. Usar o seletor de armas ou navegar pelo mapa é muito mais divertido quando se sente um leve clique ao selecionar os objetos.

Subnautica: Below Zero

  • Lançamento: 14 de maio de 2021

Imagem de capa do jogo Subnautica Below Zero com uma personagem montada em um veículo, fugindo de um inimigo

Quando os jogadores usam a nova ferramenta Metal Detector e selecionam o recurso desejado, usamos ruído e vibração para ajudar os jogadores a realmente sentir onde o alvo está por meio do controle. Os diferentes níveis e velocidades de ruído e vibração na direção correta do recurso ajudam os jogadores a saber se os itens estão à esquerda, à direita ou à frente deles, e para tudo isso basta segurar o controle.

E aí, gamers, qual jogo vocês acham que melhor utilizará o controle DualSense? Diga para nós!