Sony dá mais detalhes de avanços técnicos do PS5 Pro: “O mais refinado PlayStation”
Peça por peça, os engenheiros da Sony mostraram o que faz o console tão especial
O PS5 Pro é considerado pela Sony como “o PlayStation mais refinado e poderoso” já feito. Diante deste pomposo título, o designer mecânico, Shinya Tsuchida, e o designer elétrico, Shinya Hiromitsu, participaram de uma matéria no PlayStation Blog que detalha os avanços técnicos do console.
Os engenheiros abriram o videogame e mostraram, peça por peça, como a nova máquina foi desenhada para entregar mais desempenho, melhor refrigeração e conectividade aprimorada. Confira as principais melhorias promovidas no mais recente hardware da PlayStation.
Design externo com foco na ventilação
As três lâminas laterais do PS5 Pro não são apenas para o visual, mas são novos canais de ventilação que permitem maior entrada de ar, essencial para melhorar a potência do videogame. Além disso, Tsuchida citou o novo sistema de “louvers”, pequenas aletas internas que reduzem o ruído da ventoinha para longe do jogador.
Ventilação silenciosa e eficiente
Um novo ventilador de maior diâmetro foi inspirado para lidar com a GPU mais potente. Com isso, houve um aumento do fluxo de ar com o mínimo de ruído possível. O dissipador de calor também foi reformulado com mais heat pipes e uma distribuição dupla de aletas que otimizam a condução térmica.
Placa-mãe redesenhada e RAM dedicada ao sistema
A placa-mãe do PS5 Pro é maior e mais densa com mais circuitos rápidos e eficientes. O novo videogame tem nove chips de memória, enquanto as versões anteriores tinham oito. Este chip adicional – DDR5 – é dedicado exclusivamente ao sistema operacional e tarefas de segundo plano. Essa divisão aumenta a eficiência e evita gargalos em jogos com muitos efeitos visuais.
Metal líquido refinado
O metal líquido foi mantido como interface térmica, mas ele foi refinado com novas ranhuras no dissipador para o material se manter estável e seguro mesmo com longos períodos de uso. A melhoria foi aplicada com base na previsão que os chips ficariam mais densos e exigiriam soluções térmicas mais avançadas.
Fonte de alimentação maior e mais pontente
A nova fonte de alimentação atende à demanda de 48W a mais de potência. Apesar do aumento da capacidade, ela foi projetada para manter e eficiência energética e o baixo ruído.
Conectividade de próxima geração: Wi-Fi 7
Por fim, o Wi-Fi 7 foi um dos novos recursos do PS5 Pro, tornando-o um dos primeiros consoles com suporte à nova geração de redes sem fio.
PS5 Pro e a tecnologia PSS5
O engenheiro-chefe do PlayStation, Mark Cerny, comentou mais detalhes sobre a tecnologia PSSR e como ela será integrada no console ao longo de 2026. Saiba mais!