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A PlayStation mudou o design do Crash no Japão — porque ele era “feio”

Shuhei Yoshida entendeu que o personagem precisava ser menos assustador no Japão

por Jean Azevedo
A PlayStation mudou o design do Crash no Japão — porque ele era “feio”

Crash Bandicoot é um ícone dos videogames, mas sua aparência não agradou à equipe de marketing japonesa em 1996. Shuhei Yoshida, ex-executivo da Sony, revelou que mudanças foram sugeridas para tornar o personagem menos assustador e mais aceitável para o público local.

Em entrevista ao canal de Kyle Bosman, Yoshida explicou que os olhos verdes e as sobrancelhas grossas do personagem eram um problema. “Isso era um pouco assustador”, disse ele. Para suavizar a aparência, pediram que os olhos fossem castanhos e as sobrancelhas, mais finas. Pequenos detalhes, mas com grande impacto.

A pelagem também levantou preocupações. “Crash era peludo, e isso parecia muito animal”, comentou Yoshida. A solução? Criar uma versão mais plástica para os materiais promocionais, dando ao personagem uma aparência mais brilhante, quase como um boneco de brinquedo.

Além das mudanças visuais, o nome Bandicoot causou estranheza. Segundo Yoshida, “Ninguém no Japão conhecia essa palavra”, então a equipe criou uma música para o comercial de TV, tornando Crash mais reconhecível. Um ajuste estratégico que ajudou a franquia a conquistar o público japonês.

O vídeo abaixo explica um pouco melhor essas diferenças:

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