A PlayStation mudou o design do Crash no Japão — porque ele era “feio”
Shuhei Yoshida entendeu que o personagem precisava ser menos assustador no Japão
Crash Bandicoot é um ícone dos videogames, mas sua aparência não agradou à equipe de marketing japonesa em 1996. Shuhei Yoshida, ex-executivo da Sony, revelou que mudanças foram sugeridas para tornar o personagem menos assustador e mais aceitável para o público local.
Em entrevista ao canal de Kyle Bosman, Yoshida explicou que os olhos verdes e as sobrancelhas grossas do personagem eram um problema. “Isso era um pouco assustador”, disse ele. Para suavizar a aparência, pediram que os olhos fossem castanhos e as sobrancelhas, mais finas. Pequenos detalhes, mas com grande impacto.
A pelagem também levantou preocupações. “Crash era peludo, e isso parecia muito animal”, comentou Yoshida. A solução? Criar uma versão mais plástica para os materiais promocionais, dando ao personagem uma aparência mais brilhante, quase como um boneco de brinquedo.
Além das mudanças visuais, o nome Bandicoot causou estranheza. Segundo Yoshida, “Ninguém no Japão conhecia essa palavra”, então a equipe criou uma música para o comercial de TV, tornando Crash mais reconhecível. Um ajuste estratégico que ajudou a franquia a conquistar o público japonês.
O vídeo abaixo explica um pouco melhor essas diferenças:
Diretor de Astro Bot queria preencher espaço deixado entre Crash Bandicoot e The Last of Us
Nicolas Doucet explica que estúdios deixaram de fazer jogos “cartunizados” e optaram por altos níveis de realismo. Crash Bandicoot e The Last of Us ocupam esses dois espaços extremos, e Astro Bot está bem ali no meio. Entenda o motivo aqui!