Um terço dos desenvolvedores de games sofreu com demissões em 2023
Ano foi marcado por dificuldades em estúdios de jogos, e há preocupação de que isso se repita em 2024
O ano de 2023 não foi fácil para os desenvolvedores de games em todo o mundo. Uma análise feita em dezembro indicou que cerca de nove mil demissões atingiram a indústria dos jogos eletrônicos. Agora, outra pesquisa, da GDC, com mais de três mil pessoas, indicou que aproximadamente um terço das pessoas que trabalham com isso passaram por algum tipo de layoff nos últimos 12 meses.
35% dos desenvolvedores de games afirmaram terem sido impactado por demissões, seja por ocorrerem demissões em sua equipe ou empresa, ou por eles mesmos serem os que foram mandados embora. Outro fato pouco surpreendente revelado por este relatório é que as equipes de Controle de Qualidade foram as mais afetadas, tendo em torno de 22% das vagas encerradas.
E o pior de tudo é que o cenário não parece mais animador para 2024. A onda de layoffs continua neste ano, e os desenvolvedores de games demonstram preocupação com isso. Mais da metade dos entrevistados (56%) expressaram algum nível de dúvida de que sua empresa poderia realizar demissões nos próximos 12 meses.
Ao serem questionados sobre suas opiniões sobre o aumento destes casos na indústria de jogos, os entrevistados citaram a correção de curso pós-pandemia, a conglomerização de estúdios e a incerteza econômica como possíveis explicações, e alguns manifestaram o desejo de sindicalização para melhor proteger os trabalhadores.
Desenvolvedores de games se preocupam com inteligência artificial
O relatório também destaca as questões relacionadas à IA que vêm sendo polêmicas na indústria nos últimos meses. Quase metade dos desenvolvedores de games entrevistados (49%) afirmou estar atualmente usando ou conhecer colegas que estão usando as ferramentas de inteligência artificial generativa – como ChatGPT, DALL-E, GitHub Copilot e Adobe Generative Fill.
Por outro lado, 84% dos entrevistados afirmaram estar Muito Preocupados ou Um Pouco Preocupados com a ética do uso dessas tecnologias durante o desenvolvimento. Veja o relatório completo clicando aqui.