Depois de 23 anos, “desbloqueio” secreto do PS1 é revelado
O jogo Alien Ressurrection era uma chave poderosa para o console rodar qualquer jogo
Até a geração do PS3, o fácil acesso à pirataria permitiu que muitos jogadores obtivessem diversos títulos de forma ilegal no Brasil. O PS1, por exemplo, era desbloqueado com a mudança de um chip, mas existia uma maneira muito mais simples de fazer isso escondida no jogo Alien Resurrection.
Em um vídeo divulgado pelo canal Modern Vintage Gaming, foi revelado que a Argonaut Games, desenvolvedora do título de FPS, através de um código secreto, liberava a inserção de discos “queimados” — que tiveram arquivos ISOs gravados — para o gameplay.
Você deve lembrar daquele aplicativo chamado Nero, para Windows. Era basicamente isso. Você baixava o arquivo do game, comprava um CD “virgem” e gravava o título desejado dentro dele para rodar no PS1. Sem o chip ou qualquer outra modificação ilegal, o console rejeitaria o disco, mas com o cheat de Alien Resurrection, não.
Uma cópia gravada de Silent Hill rodou perfeitamente no console após Martin Piper, um dos devs do título, mostrar como o processo funciona. Veja no vídeo abaixo:
Sony não sabia desse “desbloqueio” secreto do PS1
Segundo Piper, todos os cheat codes deveriam ser revelados para a Sony antes dos games serem enviados para publicação. Contudo, o estúdio optou por não revelar nada sobre esse.
Dessa forma, o desbloqueio do PS1 se manteve em sigilo até o próprio desenvolvedor abrir a boca: “Acho que já passou tempo demais e eu não queria envelhecer e morrer sem entregar esse tipo de segredo”.