Notícias

“Decima Engine” motor de Horizon: Zero Dawn é uma homenagem a Hideo Kojima

Nome faz referência aos tempos das navegações.

por Thiago Lima

Se a história nos ensina a conquistar amigos e parceiros, o mundo dos games parece seguir esse caminho. A Guerrilla Games, de Horizon: Zero Dawn, seguiu a parceria histórica entre holandeses e japoneses para batizar seu motor gráfico.

Decima Engine foi o nome escolhido para celebrar a parceria do estúdio com a produtora de Hideo Kojima, a Kojima Productions, importante para a produção de Death Stranding, próximo lançamento que leva a assinatura do produtor japonês.

Parceria Holanda e Japão

A revelação foi feita por Michiel Van der Leeuw, um dos diretores da Guerrilla Games, ao portal TNW, assinalando que a história de cooperação entre Holanda e Japão é muito mais rica do que aparenta.

O nome vem de um período mais antigo que a parceria das produtoras. A derivação vem de “Dejima”, nome de uma ilha japonesa que recebia navios holandeses que aportavam para trocas comerciais com o extremo oriente.

Van der Leeuw afirmou que Decima seria o nome perfeito para celebrar algo em comum entre os dois países e fortalecer uma aproximação com a produtora de Hideo Kojima, só não sabia que seria uma ligação tão forte entre as empresas.

O diretor ainda fez questão de salientar que o nome ainda não havia sido escolhido quando do oferecimento do motor gráfico, assim ele foi realmente criado como forma de homenagear a parceria entre os estúdios.

Cortesia pelo PlayStation 4

Além de reatar laços de amizade entre países geograficamente tão distantes, a Guerrilla Games fez questão de participar do projeto de Hideo Kojima como forma de ajudar com um produto que enriquecesse seu projeto.

O motor foi oferecido como uma prova de quanto o ambiente da Sony é bom. Não seria cortês de nossa parte não oferecer ajuda ao projeto de Kojima, que ainda precisaria desenvolver um novo motor gráfico do zero.

A Guerrilla Games cedeu o motor gráfico à Kojima Productions, mas não abriu mão do Decima Engine para seus próprio projetos. Van der Leeuw fez questão de frisar que novos projetos estão por vir e também aproveitarão dessa tecnologia para fortalecer a biblioteca de jogos dos consoles da Sony.