David Ward, influente nome da indústria de jogos britânica, morre aos 75 anos
Lenda do desenvolvimento britânico de jogos, Ward é considerado pioneiro no departamento
Co-fundador da Ocean Software e ícone do mercado europeu de jogos, David Ward faleceu aos 75 anos, segundo noticiado na última segunda-feira (9). Com inúmeros títulos publicados, o executivo estampa seu nome como pioneiro no desenvolvimento de games britânico e encerra uma participação de quase 40 anos de atividade na indústria.
Nascido em 1947, Ward criou a Ocean Software em 1983 e tornou-se referência no cenário gamer ao lado do sócio Jon Woods, especialmente após o lançamento de títulos relevantes como Platoon, Top Gun e Decathalon. O executivo também atuou na linha de frente em obras como Ninja Gaiden, Rambo III, RoboCop, The Great Escape e Total Recall, e viu a fusão com a Infogrames, em 1996, impulsionar os produtos originais da publisher.
Morte de David Ward causa comoção nas redes sociais
Sua morte, anunciada pelo filho, Ben Ward, gerou uma grande comoção entre entidades e figuras de renome do departamento de jogos. Em publicação no Twitter, o site UKIE, responsável por fazer publicidade sobre o setor de entretenimento interativo do Reino Unido, lamentou o ocorrido e prestou condolências aos familiares, enquanto o influente comentarista de e-Sports, Jonathan Beales, publicou uma mensagem especial. Confira abaixo:
“Estamos tristes ao saber da morte de David Ward, que foi o co-fundador da empresa pioneira de desenvolvimento e publicação de jogos, Ocean Software, com sede em Manchester. Nossos pensamentos estão com seus amigos e familiares”, escreveu o UKIE.
https://twitter.com/Jonathanbeales/status/1523619005940273152?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1523619005940273152%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.videogameschronicle.com%2Fnews%2Fdavid-ward-co-founder-of-ocean-software-has-died-aged-75%2F
Esta é uma notícia extremamente trágica, e nossos pensamentos estão com a família de David. Eu tive muitas reuniões em Manchester com ele. Ele era um cara tão legal, amava seu trabalho, realmente conhecia suas coisas e, como Andy [Payne] diz, é uma verdadeira lenda da indústria de jogos do Reino Unido.
Ao todo, Ward atuou como produtor em mais de cem jogos. Seu último projeto sob a marca Ocean foi GT 64: Championship Edition, lançado em 1998 para o Nintendo 64.