Notícias

Cyberpunk 2077: diretor cita “pressão positiva” na equipe

Executivo comenta sobre pressão para entregar o melhor produto possível no prazo, e ressalta que isso é algo "positivo" para a equipe.

por Hugo Bastos
Cyberpunk 2077: diretor cita

Durante a E3 2019, Cyberpunk 2077 foi um dos jogos que mais recebeu atenção da mídia e público. Todo esse foco tem causado uma pressão sem tamanho na equipe de desenvolvimento, de acordo com o Diretor de Missões Mateusz Tomaszkiewicz. Como ele destaca, a meta da equipe, agora, é corresponder a toda essa expectativa..

Conforme aponta o site GameIndustry, o executivo considera essa “pressão” uma via de mão dupla. Ele reconhece que é animador, porque a empresa deseja que as pessoas “amem” o seu trabalho, tanto quanto a desenvolvedora. No entanto, a pressão é demasiadamente estressante, especialmente após o anúncio da data de lançamento.

Ele comenta:

Há uma imensa pressão em toda equipe para entregar o jogo a tempo e com qualidade. Eu diria que isso é motivacional, pois nos dá uma meta muito clara. Podemos perceber pela recepção, que está sendo excelente. Se assim o fizermos, há uma chance de que ele [Cyberpunk 2077] será um sucesso. Todos [na CD Projekt RED] estão sentindo-se dessa forma; agora precisamos fazer acontecer, e isso será muito legal.

Colaboradores escolhem trabalhar mais no jogo

Tomaszkiewicz ainda comentou sobre a entrevista concedida ao site Kotaku, destacando os problemas de desenvolvimento e o problema da pressão imposta no trabalho. “Lemos a entrevista com todos na CPR, e discutimos sobre ela”, ele destaca. “Foi uma coisa muito positiva. Tudo o que deveria ser dito foi apresentado”, acrescenta.

Desde então, como finaliza o executivo, os funcionários adotaram a política do “crunch não-obrigatório”. Ou seja: os responsáveis por Cyberpunk 2077 não são obrigados a trabalhar por longas horas, para finalizar o projeto. Eles o escolhem fazer, nas palavras do diretor, por sentirem-se “compelidos a apresentar algo especial”.

Isso é algo especialmente visível em qualquer lugar da indústria. Especialmente quando você trabalha com projetos nos quais está apaixonado, e quer entregar um resultado diferenciado. (…) Quando você cria algo com verdadeira paixão, e quer que esse algo seja realmente bom, você está disposto a subir um degrau extra por isso.

Cyberpunk 2077 chega ao PlayStation 4 em 16 de abril de 2020.