Notícias

Cyberpunk 2077: customização de V não será limitada por seu sexo

Além da liberdade de customização, game deve abordar transumanismo.

por Bruna Mattos
Cyberpunk 2077: customização de V não será limitada por seu sexo

A CD Projekt RED está investindo pesado em Cyberpunk 2077. A desenvolvedora polonesa finalmente divulgou um extenso gameplay de 48 minutos para o público através de uma transmissão.

Além de trazer um mundo complexo, com uma enorme quantidade de opções de customização, parece que Cyberpunk 2077 irá oferecer liberdade completa ao jogador em uma série de quesitos. Isso vai desde as suas decisões durante o jogo, até as várias formas de personalização.

Em entrevista ao Eurogamer, o designer de missões do game, Philipp Weber, falou sobre como a CD Projekt RED está lidando com questões ligadas ao sexo do personagem V.

O nome escolhido – apenas a letra V, mesmo – foi este justamente por seu caráter “unissex”. Serve tanto para um homem quanto para uma mulher. O desenvolvedor também destacou que, por enquanto, V é um personagem de sexo “neutro” ou não especificado – o jogo não teria essa opção e esta parte ainda estaria sido desenvolvida e definida. Por enquanto, nas opções de customização, não haverá opção de sexo definida para o personagem, apenas o “tipo de corpo” – masculino ou feminino e o personagem é criado a partir daí.

A CD Projekt RED já havia destacado que os personagens poderão se relacionar com quem quiser, mas os NPCs terão que se interessar por ele/ela, o que pode ser impactado se eles forem hétero ou não, por exemplo.

Philipp Weber também falou sobre o transumanismo, um conceito muito presente no game. O transumanismo é a ideia de que o ser humano irá evoluir com o uso da tecnologia. Na demo, vemos personagens que são misturas de homem e máquina – os upgrades de personagens são feitos a partir de peças, adicionadas ao corpo através de cirurgias.

Além de mostrar o papel e o domínio de grandes corporações sobre a tecnologia, Cyberpunk 2077 também irá abordar os questionamentos levantados sobre o transumanismo, como fez a série Deus EX. O principal deles é sobre seus limites e o quão humanos permanecemos quando aderimos à estas modificações tenológicas.

Como é próprio do gênero Cyberpunk, a CD Project RED pretende abordar questões sociais e políticas. V, por exemplo, não será um membro da elite, o que pode impactar seu acesso à algumas áreas da cidade. O progresso e as decisões tomadas pelo jogador podem alterar esse status.

Cyberpunk 2077 ainda não tem data de lançamento definida.