Notícias

Curadores do Smithsonian avaliam cenas de museus em The Last of Us 2 e Final Fantasy VII Remake

Curadores gostaram da ambientação proposta pela Naughty Dog, mas não aprovaram a da Square Enix

por Vinícius Paráboa
Curadores do Smithsonian avaliam cenas de museus em The Last of Us 2 e Final Fantasy VII Remake

Em 2020, diversos jogos novos incluíram cenas dentro de museus – quem jogou The Last of Us 2, Final Fantasy VII Remake e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales sabe disso. Por isso, um grupo de curadores do Smithsonian, instituição dos EUA que gere 18 museus no país, avaliou as sequências em questão: afinal de contas, estes games representaram bem esses locais ou não?

O MinnMaxShow, canal do YouTube, chamou três especialistas para o “julgamento”: Margaret Weitekamp (presidente do departamento de história do Museu do Ar e Espaço de Washington), Cynthia Jones (diretora de inovações de experiências do Museu Henry Ford) e Kevin Ramler (diretor interino do Museu de Wyoming).

Ramler comenta que o museu de The Last of Us 2 não existe, mas disse desejar ver um dinossauro gigante exposto em Wyoming, como ocorre no game. Os curadores também elogiam a inclusão de panfletos informativos na sequência. Entretanto, Weitekamp não acha uma boa ideia que a luz do sol entre pelo teto do lugar, pois poderia danificar os objetos com o tempo. Ela também deu uma risada nervosa ao ver Ellie sentando em um carro espacial.

Weitekamp pontua sobre a cena onde Joel e Ellie conversam dentro de um módulo de comando. O primeiro entrega uma fita de vídeo cassete à garota, objeto muito utilizado por astronautas: “Os astronautas da Apollo tinham VHS com eles para registrarem fatos e uma das primeiras coisas que eles faziam era criar fitas de música para levar a nossa cultura pro espaço.

Os curadores também assistiram a cena de Final Fantasy VII Remake, onde os protagonistas invadem o museu da Shinra. Eles afirmam que não existem banheiros, latas de lixo ou mesmo placas informativas. Jones ainda reprova a estátua de ouro do presidente Shinra, por conta do seu aprendizado em história: “literalmente, não coloquem pessoas em um pedestal“.

Por fim, os entrevistados adoraram a parte onde Miles Morales entra no Centro de Ciências da Oscorp em Marvel’s Spider-Man: Miles Morales.

E você, caro leitor? Gostou das cenas de museu em The Last of Us 2, Final Fantasy VII Remake e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales? Conte pra gente nos comentários!