Criador do Metacritic explica o cálculo das notas no site
Doyle também afirmou que o Metacritic nunca muda uma nota depois que ela é publicada
Em entrevista ao site GamesIndustry.biz, o cofundador do Metacritic, Marc Doyle, revelou como funciona o sistema de avaliação do portal. Segundo ele, o famoso Metascore é baseado em uma média ponderada, ou seja, algumas publicações têm mais peso que outras — mas o site prefere não divulgar essa hierarquia para evitar pressões externas e poder fazer ajustes sem constrangimento.
Doyle também afirmou que o Metacritic nunca muda uma nota depois que ela é publicada, mesmo que o review seja editado ou atualizado posteriormente. A decisão visa proteger a integridade da análise original e também impedir interferências.
Outro ponto abordado foi o fim do sistema de notas por desenvolvedor, que chegou a causar polêmica no passado. A função foi removida porque muitos profissionais têm créditos incompletos em jogos, o que distorcia os resultados. Segundo Doyle, ela não deve voltar.
Metacritic foi feito para ajudar
Apesar das críticas ao sistema de notas, Doyle acredita que o Metacritic ainda é uma ferramenta valiosa para o público. “Criamos o site para ajudar as pessoas a decidir o que consumir. Sabíamos desde o começo que funcionava”, explicou. Mesmo assim, ele reconhece que a plataforma não é perfeita e deve ser apenas uma das fontes de informação antes de uma compra.
O MeuPlayStation é um dos veículos que fazem parte do “júri” do Metacritic. Clique aqui para ver nossa página no site – e descobrir algumas curiosidades legais, como os oitos jogos que ganharam nota máxima desde que nós entramos para o grupo, nosso Metascore médio, o game com pior avaliação e por aí vai.