Notícias

Criador de Final Fantasy volta à Square, mas não à série

Hironobu Sakaguchi vai trabalhar novamente com a Square Enix mais de vinte anos após sair, mas não se vê retornando à Final Fantasy

por Thiago Barros
Criador de Final Fantasy volta à Square, mas não à série

O lendário Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy, está “de volta” à Square Enix. Bom, mais ou menos. Na realidade, a empresa, na qual ele começou a trabalhar em 1983 (e que se chamava só Square na época), vai publicar um jogo feito pelo estúdio dele, Mistwalker: o recém-anunciado Fantasian Neo Dimension.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Em entrevista à Bloomberg, Sakaguchi-san falou sobre como é colaborar com a companhia que ele, de certa forma, ajudou a construir a reputação. Mesmo após algumas rusgas naturais da separação, ocorrida no começo dos anos 2000 depois de ele “apostar tudo” em um filme animado de FF que “flopou”, ele está feliz com o reencontro.

“Foi quase como ir a uma reunião de 20 anos do colégio. Certamente 23 anos mudam muitas coisas, e as memórias que temos ao longo do tempo talvez se tornem mais belas. Certas coisas que não gostamos, ou talvez fossem memórias amargas, lentamente desvanecem e ficam em segundo plano”, comentou.

Um novo Final Fantasy de Sakaguchi-san?

No entanto, nada de criar esperanças sobre um possível novo Final Fantasy com a assinatura do criador original. Apaixonado (ou viciado?) por Final Fantasy XIV, e com um sentimento enorme pelos games em que trabalhou, ele não quer “confundir as coisas”.

“Não tenho interesse nisso. Se eu assumir a marca Final Fantasy novamente, não sei se serei capaz de realmente aproveitar tanto Final Fantasy XIV,” disse Sakaguchi, que brincou que as vezes até os funcionários do estúdio têm que entrar no jogo online e mandar uma mensagem para ele não se atrasar para reuniões.

Sakaguchi-san, infelizmente, também não tem interesse em retornar a Lost Odyssey ou Blue Dragon, ou mesmo trazer esses jogos para plataformas modernas.