Criador da Riot rebate artigo sobre prejuízo com Arcane: “Sucesso”
Marc Merill fez um desabafo sobre a crítica e o que realmente importa nesta empreitada de Arcane
Um artigo da Bloomberg sobre Arcane deu o que falar na comunidade gamer nestes últimos dias de dezembro. A agência de notícias chamou Arcane, série animada da Riot Games com a Netflix, de “sucesso de público e fiasco financeiro” – afinal, ela custou US$ 250 milhões e, segundo apuração da página, não recuperou esse investimento em gastos dos consumidores no League of Legends, jogo no qual ela é inspirada.
No entanto, o posicionamento da empresa vai contra esta teoria. Em publicação no Reddit, respondendo a um tópico sobre o artigo, o co-fundador da companhia, Marc Merill, fez um desabafo sobre a crítica e o que realmente importa nesta empreitada: a felicidade do público e de quem trabalhou no projeto:
Pessoas que enxergam o mundo de forma curta, transacional e cínica têm muita dificuldade em entender a Riot. Isso já aconteceu antes, com pessoas afirmando que jogos gratuitos de alta qualidade não funcionariam, que os esports nunca dariam certo, que investir em música era uma loucura e, agora, dizendo que Arcane não foi incrível e que não valeu a pena.
Essas pessoas acham que fazemos coisas como Arcane para vender skins, quando, na verdade, vendemos skins para fazer coisas como Arcane. A Riot é uma empresa orientada por uma missão, onde os Rioters estão constantemente se esforçando para tornar a experiência do jogador melhor. É por isso que conseguimos alcançar esse objetivo repetidamente em vários jogos e, agora, em diversos negócios e mídias: jogos, esportes, música e animação.
Será que acertamos em tudo? Não. Mas não estamos focados em lucros de curto prazo; estamos focados em entregar um valor excepcional ao nosso público, de forma consistente, repetidas vezes.
Para deixar claro, Arcane foi um sucesso para os jogadores, e, por isso, foi um sucesso para nós.
A Riot investiu cerca de 250 milhões de dólares na série, revelou o produtor executivo de League of Legends, Paul Bellezza, em entrevista à Bloomberg. Segundo a Variety, a Netflix pagou cerca de 3 milhões de dólares por episódio para exibir a série, enquanto a Tencent, gigante chinesa de tecnologia que é dona da Riot, desembolsou 3 milhões de dólares pelos direitos de transmissão na China. Esses pagamentos representaram menos da metade do custo total da produção.
Arcane é um sucesso independente de dinheiro
Quatro fontes com conhecimento sobre a produção de Arcane afirmaram que a empresa não tinha um plano sólido para recuperar os custos da série antes de seu lançamento. No entanto, um porta-voz da Riot destacou que, embora a série em si não tenha sido lucrativa, ela trouxe benefícios significativos para o negócio de outras formas. A Riot registrou um dos períodos de maior receita da sua história no último mês.