Notícias

Tirou uns acordes? Naughty Dog explica criação do violão de The Last of Us 2

Equilíbrio entre liberdade para o jogador e encaixe na narrativa foi o principal ponto abordado pelos devs

por Jean Azevedo
Tirou uns acordes? Naughty Dog explica criação do violão de The Last of Us 2

O violão de The Last of Us Part II significa muito mais que um simples instrumento musical, ele é uma espécie de elo entre Ellie e Joel. A equipe da Naughty Dog trabalhou bastante para implementar a interação com o objeto e explicou como levou essa mecânica para dentro do jogo.

Para fazer os jogadores sentirem a conexão entre os protagonistas da trama, a ideia sempre foi permitir esse minigame na obra. No entanto, procurar o equilíbrio entre a atmosfera da história, em um ambiente pós-apocalíptico e um show de acordes difíceis, se mostrou desafiador. No PS Blog, os game designers Grant Hoechst e Mark Burroughs afirmam:

Ellie tocar violão não tem nada a ver com demonstrar as suas habilidades ou realizar o sonho de ser uma estrela do rock, mas sim com relembrar um ente querido e se expressar por meio da música, criando uma conexão.

A tarefa de incluir o violão de The Last of Us Part II ficou mais fácil quando “Take On Me”, hit do A-Ha, roubou a cena. A música serviu como uma fagulha para os devs explorarem métodos para inserir a interação com o instrumento e colocar os jogadores para se sentirem ainda mais ligados com a história.

Vimos que uma boa maneira de distinguir o sucesso do fracasso era acompanhar a progressão dos acordes, mas deixar o puxar das cordas a cargo do jogador. Isso dá mais liberdade para que a expressão musical (incluindo coisas como ritmo, compasso e estilo) seja determinada pelo player, enquanto a música não deixa de ser reconhecível.

Depois de Take On Me, violão de The Last of Us Part II ficou perfeito

O violão de The Last of Us Part II se tornar jogável estava nos planos, mas a ideia do minijogo criou forma durante a exploração da mecânica e após “Take on Me” despertar o lado criativo da Naughty Dog:

Sabíamos que “Future Days”, do Pearl Jam, seria uma música importante a ser implementada, mas ideias para outras músicas também começaram a surgir. Sabendo que, de qualquer forma, precisaríamos de mais acordes, começamos a nos perguntar quantos seriam precisos para cobrir todas as músicas que pretendíamos incluir no decorrer da produção.

Com o objetivo de deixar o treino no violão de The Last of Us Part II acessível a todos, as notas foram dispostas de maneira bem intuitiva, dessa forma, qualquer um conseguiria se divertir.

Os designers fizeram muitas sessões de captura — tanto de áudio quanto de movimento — para deixar tudo perfeito. Sem deixar os momentos importantes da narrativa se perderem, o recurso ficou tão bom que a comunidade começou a criar covers dentro do título.

O vídeo abaixo contém spoilers! Mais detalhes sobre o desenvolvimento do violão de The Last of Us Part II foram compartilhados em uma conversa com o canal GDC — o conteúdo abaixo foi anexado à publicação da Naughty Dog.

The Last of Us 2 com desconto na Amazon

Para parar de fugir dos spoilers de The Last of Us Part II, nada melhor que jogar o jogo, certo? Por R$ 99,90, a Amazon pode te entregar essa obra de arte com frete grátis. Veja!