Notícias

Compare The Last of Us Part I rodando no PS5 e no PC

Segundo o canal, o jogo é um bom port, mas não "é o momento ideal para jogá-lo"

por Valdecir Emboava
Compare The Last of Us Part I rodando no PS5 e no PC

The Last of Us Part I finalmente está disponível no PC, marcando, pela primeira vez, a chegada de Ellie e Joel aos computadores. Mas será que há muita diferença entre o remake de PS5 e o novo port? Talvez a análise do “ElAnalistaDeBits” possa sanar essas dúvidas.

O canal, bastante conhecido por vídeos de comparação, colocou a versão do console de nova geração da Sony e a de PC para rodar lado a lado. O port inclui diversas melhorias, mas “também traz alguns problemas”. Confira o vídeo:

A versão de The Last of Us Part I para o PC possui algumas falhas e ritmo dessincronizado na taxa de quadros, mesmo em placas mais robustas — no vídeo, por exemplo, uma das GPUs usadas na review é uma RTX 4080.

Apesar de o port ter uma “leve melhora na resolução das texturas” em máquinas mais robustas, nas configurações mais baixas ele se encontra com problemas de otimização. Isso, inclusive, foi bastante discutido por jogadores insatisfeitos.

Em relação ao draw distance, distância com que os objetos são renderizados na tela, a funcionalidade está bem melhor no PC — assim como a física da água e a resolução das sombras.

banner de The Last of Us Part I
(FONTE: reprodução)

O DLSS, tecnologia de upscaling da NVIDIA, também merece elogios e proporciona uma qualidade de imagem superior em relação ao FSR 2.0 — praticamente o mesmo recurso, só que da AMD. Em todo o caso, ambas mostram um visual melhor do que no modo desempenho do PS5.

Outra ressalva nesse port de The Last of Us Part I são os tempos de loading, que demoram 5x mais nos computadores — mesmo com um SSD. Segundo o canal, isso “é uma indicação clara da falta de otimização no PC”. “Não duvido que o game seja um ótimo port, mas não o considero ideal para jogar no momento”, concluiu.

The Last of Us Part I na Steam tem cosméticos de Portal e de Left 4 Dead

Uma das boas novidades de The Last of Us Part I na Steam são os cosméticos exclusivos de Portal e Left 4 Dead, jogos de grande sucesso da Valve. Confira os detalhes das skins!