COMPARE: Os 5 primeiros anos do PS4 vs PS5. Quem se saiu melhor?
O PS5 realmente está sem jogos como a internet comenta?
A comparação entre os primeiros cinco anos do PS4 e do PS5 revela diferenças significativas na quantidade de jogos exclusivos lançados. Entre 2013 e 2017, o PS4 recebeu muitos jogos exclusivos e de parceiros, enquanto o PS5, de 2020 a 2024, até começou bem, mas teve muitas lacunas preenchidas por jogos third-party.
O PS4 começou sua trajetória com títulos como Killzone: Shadow Fall e Knack em 2013.
-
2014
-
DriveClub (Evolution Studios)
-
inFAMOUS Second Son (Sucker Punch Productions)
-
-
2015
-
Bloodborne (FromSoftware, Japan Studio)
-
The Order: 1886 (Ready at Dawn)
-
Until Dawn (Supermassive Games)
-
-
2016
-
Uncharted 4: A Thief’s End (Naughty Dog)
-
Ratchet & Clank (Insomniac Games)
-
The Last Guardian (Japan Studio, GenDesign)
-
-
2017
-
Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games)
-
Gran Turismo Sport (Polyphony Digital)
-
Gravity Rush 2 (Japan Studio)
-
Knack 2 (Japan Studio)
-
Uncharted: The Lost Legacy (Naughty Dog)
-
Matterfall (Housemarque)
-
PS5 iniciou com jogos de peso, mas crossgen
Já o PS5 iniciou com Demon’s Souls, Spider-Man: Miles Morales (crossgen), Sackboy: Uma Grande Aventura (crossgen) e Astro’s Playroom em 2020.

-
2020
-
Demon’s Souls (Bluepoint Games)
-
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales (Insomniac Games)
-
Astro’s Playroom (Team Asobi)
-
Sackboy: A Big Adventure (Sumo Digital)
-
-
2021
-
Returnal (Housemarque)
-
Ratchet & Clank: Rift Apart (Insomniac Games)
-
Destruction AllStars (Lucid Games)
-
-
2022
-
Horizon Forbidden West (Guerrilla Games)
-
Gran Turismo 7 (Polyphony Digital)
-
God of War Ragnarök (Santa Monica Studio)
-
-
2023
-
Marvel’s Spider-Man 2 (Insomniac Games)
-
-
2024
-
Astro Bot (Team Asobi)
-
Helldivers 2 (Arrowhead Game Studios)
-
É importante mencionar que no PS5 as coisas podem variar se levarmos em conta a chegada de Final Fantasy VII Rebirth, Stellar Blade, Final Fantasy XVI, Kena, Helldivers 2 e outros jogos que vieram através de estúdios parceiros, temporariamente exclusivos da plataforma e responsáveis por aumentar a biblioteca do console.

Além da diferença numérica, outro ponto a considerar é que, no PS5, muitos jogos também foram lançados para o PS4. No PS4, a maioria dos exclusivos era verdadeiramente limitada à plataforma, o que fortaleceu sua identidade. A transição entre gerações também impactou a quantidade de títulos exclusivos.
Em vendas, o PS4 tem uma pequena vantagem sobre o PS5. Na linha do tempo de cinco anos para cada um dos consoles, o da geração passada ainda se encontra 1,7 milhão de unidades comercializadas a frente – será que a chegada de GTA VI muda isso?

Portanto, o PS4 ofereceu mais jogos exclusivos nos primeiros cinco anos. O PS5, embora tenha recebido títulos de grande impacto, teve um ritmo de lançamentos mais lento. A diferença pode ser atribuída à pandemia e à mudança de estratégia da Sony em relação à compatibilidade entre gerações.