O maior site de PlayStation da América Latina

Combate do próximo Final Fantasy ainda não está definido

Segundo Naoki "Yoshi-P" Yoshida, diretor de Final Fantasy XIV, a resposta ainda está longe de ser definida.

Combate do próximo Final Fantasy ainda não está definido

Clair Obscur: Expedition 33 vem conquistando fãs com seu combate por turnos inspirado em clássicos como Final Fantasy X e Persona 5, e o sucesso do jogo levantou uma pergunta inevitável: será que a Square Enix pode voltar a adotar esse estilo na franquia Final Fantasy? Segundo Naoki “Yoshi-P” Yoshida, diretor de Final Fantasy XIV, a resposta ainda está longe de ser definida.

Em entrevista ao site Anime News Network, Yoshi-P comentou sobre a influência de Clair Obscur e como isso se relaciona com possíveis rumos futuros da série. “Não existe uma resposta clara”, afirmou. “Quando se discute combate por turnos versus ação, normalmente se isola a conversa apenas ao sistema de batalha, sem considerar que tipo de experiência os criadores querem entregar como um todo.”

Para o diretor, decisões como essa envolvem uma combinação de fatores: narrativa, estilo visual, sensações transmitidas durante o gameplay e o tipo de imersão desejada. “Tudo isso impacta como o sistema de batalha é estruturado”, explicou. “Não é algo que se decide isoladamente.”

Yoshi-P não confirma que está no próximo Final Fantasy

Yoshi-P também comentou que não está necessariamente envolvido no desenvolvimento de Final Fantasy XVII ou XVIII, e que a equipe atual não quer impor limites aos futuros diretores e produtores. “Não queremos obstruir nem colocar os próximos criadores em trilhos fixos. Eles precisam ter liberdade para inovar.”

Ou seja: mesmo com o retorno triunfal do combate por turnos em Clair Obscur, a Square Enix ainda não cravou se a franquia Final Fantasy vai seguir essa tendência — o que é compreensível, considerando o peso que cada novo jogo carrega em termos de inovação, estilo e identidade própria.

Mais em Notícias

Autor

foto do author do artigo Thiago Barros

Thiago Barros

Editor-Chefe

Dez anos de MeuPlayStation, 18 de jornalismo e produção de conteúdo. Muitas histórias para contar e muitos jogos para jogar!

Mais artigos de Thiago Barros

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias

Gravando! Content Warning está disponível para PS5

Notícias