Notícias

Escritor de Dragon Age fala que roteiristas não eram valorizados na BioWare

Por um momento, a companhia teria colocado os escritores em uma posição vulnerável

por Jean Azevedo
Escritor de Dragon Age fala que roteiristas não eram valorizados na BioWare

David Gaider, chefe de narrativa de Dragon Age, se juntou ao protesto da guilda de roteiristas norte-americana. Em sua declaração divulgada no Twitter, ele relatou como a BioWare teria colocado os escritores da companhia em uma posição vulnerável, desvalorizando a importância deles na produção de um game.

Gaider hoje tem seu próprio estúdio (Summerfall Studios) e desabafou sobre o ocorrido com seus seguidores. De acordo com ele, os responsáveis por entregar as histórias, em determinado momento, não eram tão bem remunerados assim e nem tinham suporte do restante da equipe:

Nos jogos, você vê essa atitude até de quem quer entrar no ramo. “Não tenho nenhuma habilidade real, não sei mexer com artes, não sei programar, então acho que vou me tornar um escritor? É melhor do que controle de qualidade!” Como se a escrita do jogo não exigisse nenhuma habilidade real nem desenvolvimento.

Até mesmo a BioWare, que construiu seu sucesso com base em uma reputação de boas narrativas e personagens, aos poucos se transformou de uma empresa que valorizava abertamente seus escritores para uma em que éramos os “vilões” que atrasavam o estúdio.

dragon age inquisition
Fonte: EA

Ele continua o desabafo dizendo que chegaram a perguntar como a equipe poderia escrever menos para criar esses mundos fantásticos dos títulos. Isso foi pouco antes de o dev deixar o estúdio, em 2016.

EA nunca entendeu o sucesso de Dragon Age, segundo Gaider

Segundo Gaider, a EA nunca entendeu o sucesso que a franquia Dragon Age alcançou e como acabou ficando mais “relevante” que Mass Effect. Saiba o porquê clicando aqui!