Notícias

CDPR quase “prometeu a cura do câncer” com Cyberpunk 2077, diz diretor de Ori

Dev ainda fez duras críticas à cultura de "hype" na indústria de games, citando também No Man's Sky

por Vítor Amorim Heringer
CDPR quase

O diretor da franquia Ori, Thomas Mahler, resolveu dar a sua opinião sincera sobre a indústria de games. No fórum ResetEra, ele comentou sobre como a CD Projekt RED quase “prometeu a cura do câncer” com Cyberpunk 2077 e que tentou vender uma “mentira” para os jogadores.

Cada vídeo lançado pela CDPR foi cuidadosamente elaborado para criar uma imagem na mente dos jogadores que fosse insanamente atraente. Eles pararam um pouco antes de dizer que essa coisa curaria o câncer. Essa estratégia resultou em sensacionais oito milhões de pré-encomendas. Então aconteceu o seguinte: o produto era uma fração do que a desenvolvedora citava e, além disso, mal rodava em consoles em que deveria ‘funcionar surpreendentemente bem!’

Suas críticas não se limitaram à CDPR e Cyberpunk 2077. Sean Murray, desenvolvedor de No Man’s Sky, também foi um “alvo” de Mahler. Ele comentou que o título de exploração espacial não era nada daquilo prometido.

Mesmo dias depois de No Man’s Sky ter sido lançado, ele falava entusiasticamente do multiplayer que nem sequer existia e estava todo contente por deixar as pessoas pensarem que No Man’s Sky era ‘Minecraft no Espaço’, onde podia ‘literalmente’ fazer de tudo. Houve uma grande reação quando No Man’s Sky foi lançado e o produto não se parecia em nada com o que Murray dizia ser.

Em seguida, sobrou até para Geoff Keighley, criador e apresentador do The Game Awards. O dev reprovou a escolha de No Man’s Sky como “Melhor Jogo Contínuo” no TGA 2020 após suas muitas atualizações.

Mas o que aconteceu então? Eles lançaram um monte de atualizações, então vamos esquecer as mentiras e decepções iniciais e ‘ei, vamos cobri-lo de prêmios novamente, porque ele finalmente meio que entregou o que ele disse que o jogo seria anos antes’. Obrigado, Geoff Keighley. Recompensar esse tipo de comportamento certamente ajudará a indústria a se fortalecer (ironia).

Por fim, o diretor pediu para os estúdios e desenvolvedores não prometerem o que não conseguem cumprir.

Elon Musk elogia Cyberpunk 2077

Apesar de todas as críticas, Cyberpunk 2077 conta com um grande fã: trata-se de Elon Musk, CEO da Tesla. No Twitter, ele elogiou o game dizendo que a estética e design de Night City são “incríveis”. Graças aos poucos tweets do executivo, as ações do estúdio polonês subiram 19%, maior aumento desde junho de 2015, segundo o site Bloomberg. Veja tudo aqui.