Notícias

CD Projekt RED e Twitter removem publicações com dados roubados da empresa

Ao todo, quatro publicações foram removidas depois que a desenvolvedora acionou os direitos autorais na rede social

por Valdecir Emboava
CD Projekt RED e Twitter removem publicações com dados roubados da empresa

A CD Projekt RED fez o Twitter retirar várias publicações que continham links para dados sensíveis da desenvolvedora. No começo do mês, a empresa foi alvo de uma ação criminosa que condenou informações confidenciais, além do roubo do código-fonte de Cyberpunk 2077, The Witcher 3 e outros jogos.

Através da ação mediada por uma empresa de monitoramento de direitos autorais, a CDPR notificou o perfil sobre a remoção do tweet. O usuário havia compartilhado o código-fonte de Gwent e publicou até um torrent para baixar os arquivos do cardgame.

O email com a notificação da mediadora diz o seguinte:

Descrição da infração: código-fonte obtido ilegalmente de Gwent: The Witcher Card Game. Publicado sem autorização, não se destina a ser lançado ao público.

CD Projekt

Além disso, o aviso também continha links para tweets postados por outras três contas. Essas publicações também foram removidas e substituídas pelo aviso padrão do Twitter quando um usuário infringe alguma lei de direitos autorais.

O torrent possuía arquivos de várias versões do Gwent e também incluíam uma nota dos crackers anunciando mais vazamentos no futuro.

Dados roubados da CD Projekt RED estão sendo leiloados na internet

Após o ataque, os criminosos avisaram que liberariam os dados, caso a CD Projekt RED não cedesse às suas demandas — o que não ocorreu, pois a CDPR repassou o caso para as autoridades. Em comunicado, a companhia declarou “não ceder às exigências”, mesmo se isto resultasse na “revelação de informações confidenciais”.

Como não houve a troca esperada pelos crackers, eles colocaram o código-fonte de The Witcher 3 e Cyberpunk 2077 em um leilão — com venda estimada de aproximadamente US$ 7 milhões. No entanto, a empresa garantiu que dados dos jogadores não foram comprometidos.